Consulta dos 4 meses

O médico deu-nos o esquema alimentar que o Tiago há-de seguir. Sopa e fruta ao almoço, papa ao jantar e mama quando ele quiser. Raios! É mais uma refeição à crescido! Começamos no sábado.
Ele está bem, com uma boa evolução. Está com 6,790 kg (percentil 50 de peso) e 67 cm (percentil 95 de cumprimento). Vai ser um gajo alto. Se continuar a evoluir assim, vai ter 1,90 metro aos 20 anos...
O pediatra esteve a falar connosco sobre o local onde deixar o Tiago quando for trabalhar. Como ele vai para os avós, o médico disse-nos que quando a opção era os avós, o Tiago teria de ficar com eles até aos 3 anos. Não é muito bom colocar os putos aos 2 anos nos infantários porque não estão habituados a estar com outras crianças e, como tal, não têm anti-corpos. Ficam sempre, mas sempre doentes. Se forem para uma escola até aos 10 meses, não há tanto problema porque como ainda mamam (alguns), as mães dão-lhe imunidade. Também nos disse que as crianças que ficam nos avós, têm tendência em ter um vocabulário menos desenvolvido e que teríamos de o estimular muito em casa, com as mesmas actividades que se fazem nos jardins de infância, a partir dos 2 anos (recortes, colagens, pintura, músicas, etc).
Por outro lado, disse-nos que não havia melhor que os avós porque lhes dão amor, mimos e atenção.
Temos de pensar. Ver os prós e contras de cada opção. Ainda não sabemos...

Comentários

Que alto!!! Está mesmo compridão!!! A Beatriz vai ficar com a minha mãe, pelo menos neste 1ºano.
Beijinhos
CLS disse…
Essa do vocabulário não me convence, a Camila ficou com os avós até aos 3 anos e sempre falou muito bem para a idade, depende de cada criança.
Quanto às actividades manuais, acho que é uma boa sugestão, eu não investi muito nesse campo e noto que ela não apetência para os fazer, pode também ser falta de vocação mesmo.
Com a Mafalda nem tenho dúvidas, vai ficar também com os avós, acho que é a melhor opção, ninguém os trata numa creche, com mais não sei quantos bebés, como uma avó dedicada só a ela.
Beijocas
carolina disse…
fogo. vai ser bué alto.
quanto às outras questões, não sou mãe, nem perto de o ser fisicamente, mas ensinamos o desenvolvimento da linguagem aos futuros educadores e as concepções precoces das crianças. é certo que o vocabulário e comportamentos se desenvolvem por imitação, quase, além de todas as características cognitivas, mas todas elas em interacção com o meio e a necessidade de comunicar. mas e o afecto? ninguém lho dará como os pais e avós dão...
Mary disse…
Eu li um estudo uma vez que dizia que as crianças que vão aos três anos para a creche rapidamente acompanham o crescimento dos outros meninos que foram mais cedo - ou seja, ao fim de pouco tempo não se nota a diferença de desenvolvimento.
Nunca tinha ouvido foi essa teoria de ir já ou ficar até aos três anos, mas a verdade é que eles ficam doentes mesmo, e estão constantemente a contagiar-se uns aos outros.
Eu na minha inexperiência de quem nunca foi mãe acho que até ao 1 ano, e tendo avós disponíveis, nem pensava 2 vezes. A partir daí... decisão difícil...
Anónimo disse…
Ele está enorme, é maior que o meu Pinguim! :)

Quanto aos avós e as creches, façam como acharem melhor. Eu pretendo pôr o Pinguim numa creche quando ele tiver cerca de uma ano e pretendo continuar a amamentação depois disso.

Beijos