12 palavras

Recebi o desafio da M. via mail, mas respondo aqui. Pede-me para escrever as 12 palavras que mais gosto. Bem difícil!. Vou escrever as doze primeiras palavras que me hão-de vir à cabeça e que têm algum significado para mim. A ordem é completamente aleatória.

ATABALHOAR - Sempre gostei da palavra por causa da fonética. Deve ser das poucas palavras cujo som remete para o significado.

FÉRIAS - Preciso de explicar as razões?

PRAIA - Para mim, férias sem praia não são férias.

BRISA - Gosto de sentir no rosto uma aragem fresca. Dá-me sempre vontade de respirar fundo e ganho um novo alento.

PSICHÉ - Há uns anos, estávamos a ouvir uma música de Rui Veloso (não sei qual) e ele diz "junta a cama e ao psiché". Olhámos um para o outro e desatámos a rir, feitos parvos. Desde então, a palavra faz parte da nossa história e sempre que ouvimos a música, rimo-nos.

FODA-SE - Mais do que a palavra, gosto sobretudo do som final (dasse). Quando estou irritada, sabe tão bem dizê-la. É um peso que sai de cima de mim. Tanto que tive de pronunciá-la durante o parto...Só eu!

BORDEL - Na minha casa, sempre se utilizou essa palavra por associação ao francês "quelle bordelle!". Há uns anos para cá, esqueci-me dela até que ao momento em que a vi escrita no blog da C. e voltei a lembrar-me dela. Obrigada C.

PANÃO - No dicionário, diz que panão é um pano grande. Para mim, o panão é um palerma, mas não um palermo qualquer, é O palerma, O totó. Toda a gente conhece um panão, não é?!
Sempre ouvi o meu pai chamar-me panoa (feminino) e panão ao meu irmão e tinha uma conotação carinhosa. Ainda acho piada e gosto muito.

SUL - Gosto do Sul, do azul do céu do Sul, das pessoas do Sul, da comida do Sul, das praias do Sul, das estrelas do céu do Sul, das cores do Sul.

LOBA - O avô do Miguel estava sempre a chamá-lo loba por não me engravidar! A expressão ficou e estamos sempre a chamar-nos isso um ao outro. Tanto que já chamamos ao nosso filho lobita!

LIVRO - Leva-me a todo o lado.

CARNE - Não é a palavra em si, é a expressão "carne da minha carne". Há quase 4 meses que ando diariamente a saboreá-la e adoro.

E pronto, eis a minha selecção. Na verdade, se eu fosse fazê-la num outro dia, tenho a certeza que não escolheria as mesmas palavras, pelo menos algumas. Então, se fosse num dia daqueles em que estamos com uma neura, imagino a minha selecção!

Diz ainda o desafio que tenho de enviá-lo a não sei quantas pessoas. Não o vou fazer, mas gostava que as minhas cop's o fizessem e já agora que as pessoas que me lêem, se têm vontade, que o façam também!

Comentários

Anónimo disse…
Desafio aceite e vou postar no meu blog.
É assim que também te sinto carne da minha carne quando li a introdução e me lembrei logo de 5 palavras que irias mencionar. Falhei numa. Filho. Mas dizes tudo isso com a carne.
disse…
Já soltei uma gargalhada com as duas colegas do escritorio a olhar para mim do tipo "passou-se!

Foda-se no meio do parto é lindo! Eu tento ao máximo evita-la apesar de sentir esse alivio quando a digo, mas a Madalena já repete tudo...

Beijocas