Aidita: a avó fenómeno - 2ª parte

Os ditos, as frases e algumas palavras.
A avó tem essa mania de repetir-se. Há frases que ela repete umas duas ou três vezes por dia, se necessário. É, nalguns casos, a maneira dela de analisar as coisas. Quando se fala da atitude de A ou B, ela não o julga, apenas diz "temos cinco dedos na mão e nenhum é igual". E pronto, está o assunto encerrado. Quando se fala de uma acontecimento qualquer, diz sempre, em jeito de conclusão "A vida é uma roda que passa por todos". Quando se critica alguém, ela diz logo "deixá-lo, filhos, deixá-lo". E já sabemos que ela não quer falar mais daquilo.
Agora com o nascimento do bisneto, também têm dito sempre as mesmas frases. Quando está com o Tiago ao colo, diz sempre, mas sempre "eles são difíceis de criar, mas parecem bem" e ""ai! quem não cria, não pia".
Perguntou-me se queríamos ter mais filhos. Anui. Então disse-me que fazia bem porque "olha, toda a vida se disse que quem tem um filho, não tem nada; quem tem dois, tem tudo; quem tem três, tem tudo e quem tem quatro, tem trabalhos dobrados". Não me parece muito lógico, mas Aida dixit e pronto! Desde então, já me repetiu essa lengalenga três vezes.
Os meus avós, com 40 anos, decidiram sair de Portugal. Deram o salto e foram para a França. Ficaram por lá uns 15/20 anos. A avó nunca conseguiu dizer uma frase em francês. Mas há duas palavras que lhe ficaram e que ela utiliza. Aliás, nunca as disse em português e se calhar nem sabe que são palavras francesas: poubelle [lixo] e grenier [sotão].
Há palavras que ela não consegue pronunciar: tutubiotico e disputeca são um clássico. Já a corrigimos N vezes mas ela costuma dizer que burro velho não se ensina e parece gostar de fazer jus ao provérbio.

Comentários

Mary disse…
Eu já não tenho avós/avôs há bastante tempo, e sinto muito a falta desses dizeres e saberes de outros tempos, pois na minha família os mais velhos são mesmo os meus pais.
Nem sabes o bem que soube ouvir a avó do Ti contar histórias antigas no Natal...há anos que não tinha um serão assim...