A comida

O Pedro tem ficado com os avós, esta semana, pois tive exames e reuniões. Quando o vou buscar, até faz dó ver a cara dos sogros: desmotivados, preocupados, tristes, arreliados. A razão? O Pedro e a sua relação com a comida.
Que não quero beber nada pelo biberão. À colher, farta-se rapidamente. Com o copo, não se ajeitam. Com papas, que já não almoça. A minha sogra chegou a dizer-me "ele não gosta do teu leite". No dia seguinte, trouxe-lhe um pacote de leite em pó. Foi a mesma coisa.
Comer a sopa parece que virou um inferno. Não conseguem que ele coma e se insistem, vomita. Chegam a percorrer a casa toda com ele ao colo e com a sopa atrás para ver se ele se distraí e se conseguem enfiar-lhe uma colher na boca. Come a fruta e pouca. Quinta e sexta, vomitou tudo duas vezes. Quando chego, o puto agarra-se às mamas e mama muito, como nunca mamou até agora.
A ansiedade da minha sogra é tanta (ela está a passar por isso pela segunda vez, pois o Miguel vomitava só de ver a comida e conta muitas vezes que foi a um casamento em que o filho só comeu durante todo o dia um arroz doce ) que alterei as coisas. A meio de manhã, dá-lhe fruta, ao almoço papas (que ele come bem), ao lanche, iogurte com fruta (hoje foi o lanche dele e gostou) e ao jantar dou-lhe a sopa e a fruta porque se não conseguir que ele coma, sempre tenho as mamocas para compensar.

Até ele nascer, sempre pensei que o facto do Tiago não dormir a noite toda seguida era um grande e grave problema. Posso agora dizer com a toda a certeza que a questão do dormir é trivial comparada com o problema do não comer. Isso sim é de nos tirar o sono!

Comentários

Nokas79 disse…
Ai como te entendo... Há mais de 5 anos que tem sido o meu martírio... mas já não me tira o sono, só a paciência!!!
Madame Pirulitos disse…
Os meus sempre comeram muito mal e continuam a comer. Mas nada comparado com o teu. Isso é um facto.

Um beijinho muito grande e muita paciência e muita força.

PS: Desta vez não sei ainda o que me espera. A relação do Vicente com as maminhas não tem sido pacífica embora agora tenha acalmado. Vamos ver o que acontece com as papas e as sopas.
A única coisa que sei é que acordo de noite de duas em duas horas e é muito difícil para mim, que toda a minha vida precisei das 8 horinhas de sono, seguidas, para funcionar como devia ser. Não é grave para ele. Começa a ser grave para mim:)
mãe pimpolha disse…
Eu já stressei imenso por o meu ser má boca, chorei muito, acredita. Havia dias (ainda há) que não come nem uma colher de comida à refeição.
Sopa não lha consigo dar há uns 2 meses, recusa completamente.
Claro que me preocupo, mas já aprendi a relaxar. Já não stresso tanto, porque volta e meia a minha ma~e lá lhe consegue dar uma sopa por semana e ele vai petiscando outras coisas.
Ter um filho que não come é dose.
Beijocas
Anónimo disse…
Ui...deve ser um desespero...quando o meu come mais mal já é um pesadelo tentar que coma, nem quero imaginar isso todos os dias...
Tranças disse…
Deve ser realmente muito mau...não dormir é mau, mas não comer deve ser bem pior. Tal como dizes...não sei o que te possa dizer para ajudar...desculpa.

uma beijoca muito grande.
hum... realmente não me parece nada fácil... eu era assim como o Pedro... Diga-se que só comecei a comer uma refeição "normal" já aos 20 e tal anos... o pediatra sempre disse á minha mãe que enquanto não faltasse leite, nem fruta não era nada mau...
Bjos
Anónimo disse…
Gosto muito do teu blog, tens 2 meninos lindos parabens.
DEixa me dizer tambem que o meu filho teve uma fase dessas ele simplesmente éra capaz de passar o dia inteiro sem comer, naquela boca nao entrava nada, mas nada mesmo, nem iogurtes,pápas, sopa,fruta, fosse la o que fosse ele simplesmente nao comia.
Hoje tem 5 anos nao posso queixar as vezes come que nem uma bestazinha.
pekala disse…
O meu era terrível para dormir e em relação à comida tenho o problema inverso,tenho que lhe fechar a boca!Espero que melhore mas entretanto talvez a ansiedade da tua sogra não esteja a ajudar muito também não é?
pekala disse…
O meu era terrível para dormir e em relação à comida tenho o problema inverso,tenho que lhe fechar a boca!Espero que melhore mas entretanto talvez a ansiedade da tua sogra não esteja a ajudar muito também não é?
Anónimo disse…
Fogo, que chatice... Eu tenho esse tormento mas é com o maior! Mas c o mais pequenino tb fazia assim, como tu... Penso q na idade dele o q é ainda realmente importante é o teu leitinho, pois tem todos os nutrientes q eles ainda necessitam.

Eu sei, é de uma pessoa enlouquecer... já experimentaste uma pitada de sal na sopa...?
Patrícia disse…
Até fazer 1 ano, a Carolina foi tão má para comer, que até essa idade ela comia ao jantar papa!
É que nem me estava para chatear a tentar dar-lhe a sopa ao jantar!
Fruta, só dos boiões.
Sopa, só ao almoço, e só uma concha e se a comesse, já era uma sorte!
E tem-se mantido muito fiel ao seu percentil 5! De peso e altura!!!
A partir de 1 ano, começou a comer melhor!
E o que a minha sogra sofre, por não conseguir que ela coma mais!!!

Bjs
demimparati disse…
Olá. Só espero que seja uma fase de muitas que todas as crianças passam. Mas que passe rápido.
Tens de ter muita paciência, com o teu amor tudo vai ficar bem e vais conseguir ultrapassar mais esta fase.
Beijinhos
sofia disse…
Tella, mas se fores tu ele já come melhor?...
Comer mal é terrivel, porque não temos forma de os convencer a comer
os teus sogros têm de ir experimentando truques, ou cantorias, ou televisão...
Quando a I decide que não quer comer e nos achamos que tem mas é de comer, ligamos na publicidade e distraida vai abrindo a boca
Pode ser que encontrem um truque que funcione com o Pedro
Beijinhos