Brinquedos

Há uns tempos, disse que queria comprar uma boneca para o Tiago. No fundo, mais um brinquedo. Um brinquedo tradicionalmente atribuído às meninas mas sem grande fundamento. Por que razão o meu filho não há-de brincar com uma boneca? Na escola, já o vi muitas vezes a brincar com os bebés, como ele diz. Ainda ontem lá estava ele a brincar com a I. e com a S., cada um com o seu bebé. Ele lá me diz que o adormece ao colo, que dá a papa mas que maminha só a mamã!
Bem...estou-me a perder...
Perguntava eu por que razão é que ele não havia de brincar com bonecas?
A minha mãe saiu-se com um "estás doida" que sugeria um está-mas-é-quieta-e-calada-com-essas-ideias! O meu mano também argumentou qualquer coisa contra mas confesso que não me recordo. O pai, ó céus, o pai que nem pensar, que era o que mais faltava, que nem sei quê nem que mais. E proibiu a entrada da boneca cá em casa, tal como eu proibi as pistolas/armas.
Em todos os casos, ficou meio explícito que dar uma boneca ao rapaz era torná-lo mais efeminado ou incitá-lo a ser mais efeminado. Para mim, apenas mais um brinquedo* que venha mostrar ao rapaz que não há tarefas da mulher, nem do homem. Incutir ao puto que tratar de um bebé também é trabalho masculino. Tão somente.
Mas se calhar, I'm missing the point...

* Também gostava de comprar uma cozinha daquelas todas catitas, com tachos e afins.

Comentários

Tella disse…
Façam lá a mesma pergunta aso pais e digam-me lá o que disseram..
Madame Pirulitos disse…
O meu ao princípio dizia o mesmo. Mas eu tanto martelei, tanto martelei, tanto martelei, que acabámos por lhe comprar uma cozinha dessas todas catitas.
Obviamente que não é isso que vai determinar nada, é claro. Mas o medo continua presente. Sempre.Está na sociedade em que vivemos.

O mais engraçado é que os meus filhos brincavam com as bonecas da minha irmã mais nova mas nunca lhes pegaram como as meninas pegam. E o que eles gostava mesmo era de as despir:):)

Aqui em casa entrou de tuo.
Não sei se deves fazer finca pé. Mas eu fiz.

Beijo grande
Nokas79 disse…
Eu não tive esse problema. O puto pediu uma boneca e eu e o pai compramo-la.
Já faz parte da família há cerca de 3 anos. É o meu neto e chama-se Ricardinho. Tem alturas em que o Bruno brinca muito com ele (foi com ele que "treinou" para ser um mano mais velho) outras em que fica esquecido. O Ricardinho vai acompanhando a nossa vida e experiencia algumas das situações que vivemos com a Sofia. A mais recente (ontem) foi colocar-lhe uma gravata, isto porque o Bruno vai ser o menino da alianças (e leva gravata) e o filho também precisava de uma.
Ele continua muito macho e a afirmar que quer ser pai mas que não quer ter mulher, quer ser pai solteiro.

Ah, e tem alguns acessórios: cadeira de passeio, biberões, pulseira da maternidade,... e muita roupinha que era dele enquanto bebé.
Nokas79 disse…
É pá, comecei a recordar tanta coisa...

Uns tempos depois de a Sofia ter nascido, o Ricardinho como é mais velho fez anos. O puto preparou tudo - convites em papel, presentes feitos de legos, um bolo de legos e nós fomos á festa do nosso neto. Foi uma risota. Cantamos os parabéns três vezes porque ele (boneco) era pequeno e não sabia apagar as velas.

Bate o pé e dá-lhe lá a boneca!
Sorodrigues disse…
Concordo com a Nokas :)
O Claúdio também sempre gostou de brincar com bonecas e não é por essa razão que o vejo menos macho. Aliás, namorou com a Filipa desde os 2 até aos 6 anos, mas depois foram para a 1ª classe e os horizontes alargaram-se :)
Até uma tabua de engomar ele me fez comprar, e sempre que me via a passar a ferro lá ía ele buscar a sua e pedia coisas para passar. Eu dáva-lhe panos de pó ou toalhinhas pequenas do WC, ou até mesmo camisolas dele e ensinei-o a passar. Era tão giro ver ele a querer aprender as coisas de adulto (acho que não é mais que isso). Nunca lhe comprei tachinhos porque ele nunca pediu (ou se calhar pediu e eu na altura não tinha dinheiro), mas ele inventa com as coisas cá de casa. Lembro-me que tinha um conjunto de leiteira, manteigueira e açúcareiro em cima da mesa a enfeitar e ele enquanto eu fazia o jantar ele vinha para o pé de mim e fazia a sopa.
Claro que os interesses dele hoje já são outros, mas ainda me pede as mascotes dos Littlest Pet Shop e eu compro-lhas.
Exigimos aos nossos maridos que nos ajudem, mas depois eles não sabem fazer certo? Então porque não ensinar já os nossos filhos e um dia mais tarde eles ajudarem as nossas noras? Ou até mesmo irem estudar para outra cidade/país e saberem fazer as coisas. Quem diz estudar, diz morar sozinho.
Rute T. disse…
Também concordo que devas fincar pé. O meu puto tambem já demonstrou que gosta de cozinhas porque se farta de brincar com os brinquedos da minha afilhada, só que nunca teve queda para bonecas, foi sempre mais a cozinha. Ainda a semana passada vi este tema tratado na "Sociedade Civil" da RTP2. O estereótipo das "tarefas" femininas deve ser trabalhado desde pequenos, dizia-se lá. Concordo que finques pé e faças valer a tua opinião. Beijinho grande!
Anónimo disse…
Acho que não é preciso brincar com uma boneca para perceber que homens e mulheres podem desempenhar as mesma tarefas domésticas. Mas se ele quiser, porque não? :) Beijo
bicho ruim disse…
Indiscutivelmente, acho que tu é que estás certa :)
mãe pimpolha disse…
O meu se me pedir uma, dou-lha logo, sem probelmas nenhuns.
Tem um conjunto de loiça e um kit de limpeza.
Beijocas
Anónimo disse…
Eu comprei um bebe ao meu! Não vejo qual é o problema!
demim disse…
Olá.
O G.também gosta de brincar com bonecos, embala-os para dormir, dá-lhe o biberão ... estas atitudes ele começou a ter desde o nascimento do primo,pois via a avó a fazer isso e queria fazer igual.

Há meninas que também gostam de brincar com carrinhos, jogar á bola e nesse caso os pais raramente comentam simplesmente acham piada, mas quando é o contrário , bem ...

Beijinhos e bom fim-de-semana
sofia disse…
Olha Tella, não vejo porque não!
Cá em casa tb há bolas e carrinhos
E tenho a certeza de que vão haver ferramentas
Afinal, eu adorava brincar com as ferramentas do meu irmão e ele com a minha cozinha
É um perfeito disparate tal coisa
E olha, por acaso não há nenhum "bebé" que, o que tinha, ela deu-lhe cabo de uma perna...
Mas hei-de perguntar isso ao pai cá de casa
Compra a boneca sim!!!! A Beatriz, lá por ser menina, tem bonecas, como carrinhos, pistas de carros, motas,aviões, bolas, ou seja brinquedos que são "estupidamente" associados aos rapazes. Se isso faz dela "machona"??? Qual quê! E se ela quiser ser piloto de carros??? E se o teu filho quiser ser estilista e até for um de renome??? Ou um chef num restaurante todo xpto??? O que interessa é que sejam felizes! Perguntei ao pai cá de casa isso uma vez e ele não colocou nenhum entrave quanto à utilização dos brinquedos nem para ela, nem mesmo se tivessemos um menino e ele quisesse bonecas. Os entraves ficam para armas, pistolas, ou outros brinquedos perigosos ou que incitem à violência! Isso é como não vestirem os rapazes de rosa porque é cor de menina... HUMPFT! Só se lhes meterem uma fita rosa ou totós é que poderiam passar por estranho...
No fundo, se nós mulheres quisemos tanto a igualdade de direitos,actualmente uma mulher conduz tão bem um articulado quanto um homem e se nós precisamos que os homens nos ajudem em casa, porque não deixar as crianças escolherem aquilo com que querem brincar??? Pergunta lá aí às mamãs, qual dos meninos (rapazes) nunca calçou os sapatos da mamã em casa por exemplo? E isso faz deles efeminados ou mariquinhas??? NÁ! Compra lá a Barbie ao Tiago e deixa-o brincar!!! Antes isso que action mans camuflados ou ficarem demasiado tempo com a televisão! Olha os bonecos carecas (os tradicionais do nosso "tempo" são muito engraçados, pois eles podem vestir-lhes as roupas que foram deles.
Mary disse…
Esta questão de facto, é muito complexa, mas sugiro que vejas os comentários das minhas irmãs no meu blog. Os filhos delas sempre brincaram com coisas de cozinha e limpeza, e bonecas (talvez por terem irmãs, mas pronto) e olha, além de aprenderem a fazer as coisas ainda se descobrem talentos!
Quanto às armas é outra questão complicada, porque se eles quiserem tudo se transforma numa espingarda... até a vassoura ou a esfregona de brincar!