Livro 15 - 2019

Num grupo feminista do FB, alguém comentou um caso de violência doméstica citando este livro. Fiquei curiosa. 

O livro mostra de forma muito clara o que leva uma mulher a ficar anos ao lado de um homem que a espanca: a forma como se anula e é anulada, como se torna cúmplice do seu agressor ao encobrir que é mal tratada, como vive acorrentada ao medo que a incapacita de agir, como se acha culpada por desapertar ódio no marido, etc. Acho que toda a gente devia ler o livro para perceber o que se passa com estas mulheres, em vez de as julgar. Quem nunca ouviu ou leu coisas como "Está com ele porque quer." Eu já e muitas.
Há momentos muito crus e violentos. As passagens com o filho cortaram-me o coração mas apesar disso tudo, o final torna-se inverossímil e estraga um pouco a coisa. É uma pena. 


"...quando uma das suas mãos se fincou no meu braço. A dor permaneceu atrás quando a outra mão bateu na minha face (...). Rapidamente os seus braços fortes enlaçaram-me numa teia de ternura familiar enquanto eu me debatia. "Desculpa, desculpa, nao sei o que me passou pela cabeça.  Nunca fiz isto a ninguém". Foi a primeira vez que o olhei como a um estranho, foi a primeira vez que o meu olhar se apagou como o de um morto. (...) A voz dele ressoava igual aos últimos meses. "Um incidente, tudo não passara de um incidente". Eu só podia acreditar , e quase omitira o episódio ao subir os ultimos  degraus. (...). Antes de irmos escolher alguns jogos de toalha para a casa de banho, abracei-o. "Vamos esquecer tudo isto."

"Filha de ninguém, esposa do medo, orfã de amor, transformei-me num adorno de uma solidão sofrida."

Comentários