Peso

O rapaz engordou só 90 gramas esta semana, longe dos mínimos 125 gr/semana necessárias. Está com 4,410 kg. A enfermeira ficou preocupada e lá me falou do biberão. Disse-lhe que não queria, que não faz sentido dar-lhe leite em pó quando tenho muito leite e que não acreditava na teoria do "leite fraco". O problema do rapaz é que ele mama apenas 5 minutos e farta-se. Não chega ao leite do "fundo", o mais gordo. Deve ser preguiçoso. Sugeriu-me então que depois da mamada extraísse do meu leite e que lhe desse no copo. Que trabalheira! Na segunda-feira, volta lá para pesar novamente.
E se por um lado oiço, ao meu redor, coisas como "deste pouca mama ao Tiago (que mamou 12 meses), tens de dar mais ao Pedro", oiço também "o filho de X aumenta 70 gramas por dia com leite em pó". Os bitaites, como diz a Mary, são realmente qualquer coisa de enervante...
Por vezes, penso que se lhe desse leite em pó, seria tudo mais fácil. Mas depois lembro-me que não faz sentido, que o leite materno é, como me disse a minha avó Aida, na quarta-feia, "ouro que dás ao teu menino". Mesmo se no meu caso, parece ser ouro oco...

Adenda: ele mama 5 minutos mas não adormece à mama. Apenas a larga...

Comentários

csr disse…
como já te disse a amamentação não é o nosso forte cá em casa, mas do Más também tivemo uma altura em que a enfermeira que nos acompanha em casa me mandava tirar um pouco com a bomba e depois dar a mama ao rapaz, ele era preguiçoso e mamava pouco, adormecia e era uma carga de trabalhos, dizia ela que assim o leite era mais "forte" e o puco que mamava era o melhor. ele demorou quatro semanas para atingir o peso de nascença.

desculpa a colherada, mas sinto que esta problemática te anda a consumir. um beijo enorme para ti e para os pequenos.

obrigada pela dica, é que a minha sogra anda a tentar convencer-me a comprar uma e eu ando assim para o "desconfiada", queria saber a opinião de quam já usa.
Madame Pirulitos disse…
Esta fase não é nada fácil! Se for rpeciso trocamos algumas palavrinhas no msn, ok? Andamos algumas de nós a passar quase pelo mesmo. Vê o meu post.

Beijinhos. Parece-me que 90 gr ainda não é preocupante. Mas tens que o tentar estimular mais para ele não dormir. Com o meu Vicente está a começar a acontecer a mesma coisa.
liliana disse…
Eu NUNCA suportei os bitaites e sempre acreditei em mim. Egoísta? Não! Somos mães e conhecemos o nosso corpo! Tal como tu, nunca acreditei na teoria dos "leites fracos" e é incrível como a tua avó, uma senhora que poderia ter a opinião diferente, diz e muito bem que o leite materno é ouro que damos aos nossos meninos. Sabes que a minha sogra dizia que o meu leite devia ir para análise, porque também o Francisco não engordava muito (acho que já escrevi isso um post qq)...
As pessoas são, de facto, incríveis e, em vez de ajudar, só atrapalham.

Tenta insistir mais um pouco para que o teu mais novo não adormeça na mama e beba tudo a que tem direito!

Beijinhos
(E gostei muito da vossa família, a quatro. Na minha opinião, estás óptima! Quem me dera ter recuperado assim tão rapidamente!)
mãe pimpolha disse…
O meu tb nunca aumentou muito em bebé, porque mamava 5 minutos, 10 no máximo, por isso o leite gordo ficava na mama.
Como aumentou sempre no limilte, não fiz mais nada, mas se tivesse aumentado muito pouco, talvez tivesse tirado o primeiro leite com a bomba para ele beber o último.
Sei que dá trabalho, mas experimenta, se queres mesmo continuar a amamentar.
Beijocas e boa sorte.
Claudia Borralho disse…
Já experimentaste voltar a oferecer a mesma mama passado um bocadinho?
A oriana também mama poucochinho, depois pára, às vezes arrota, às vezes parece que bolsa tudo... entretanto volto a oferecer e ela volta a pegar e mama mais um bocado.
Às vezes estou nisto uma hora...
Patrícia disse…
Imagino como te deves estar a sentir...
Com tanta opinião...

Bjs
Manina disse…
Olá.
A minha Lara no hospital dava duas sugadelas e parava, mais duas sugadelas e parava... e eu achei que ela estava aser preguiçosa.
Mas afinal o leite ainda não tinha subido.
Quando chegamos a casa fui a correr comprar a bomba para tirar e dar-lhe... mas o leite subiu e ela começou a ganhar ritmo.

Ela estava a mamar de 2h em 2h e engordou 50 gr por dia... sendo a média 20 a 30 gr por dia, segundo o pediatra.
Tive de começar a espaçar as mamadas porque ela estava a engordar e eu a desaparecer... perdi o peso quase todo da gravidez em 3 semanas e ando exausta. A GO deu-me ferro e vitaminas e deu-me uma dica...~

Só dar mama quando a Lara chorar mesmo... às vezes têm o vício de chucar e não é fome... basta entreter com a chupeta até chegar às 3h ou 4h quando chorar de verdade com fome.

Já usei a bomba porque ela esteve doentita e com o nariz entupido não conseguis estar muito tempo a mamar... acho que o uso da bomba é muito bom nestes casos, no teu caso para poderes dar o leitinho mais gordo e ajuda também a esvaziar a mama depois da mamada para não "encaroçar" e estimula a produção do leite.

Estamos a dor ouro sim senhor aos nossos bebecas... e continua na tua luta.. já está a dar frutos! ;)

Para nós também faz muito bem, porque a amamentação provoca contracções uterinas e o útero volta ao normal mais rapidamente!

Os teus tesouros são lindos!

Quanto aos cometários dos outros... nem vás por aí... consomem-nos mesmo... vamos esquecer e pedir opinião aos especialistas: pediatras e GO... a sabedoria popular só serve para nos confundir e chatear!

Fiquem bem!
Beijinhos