Post atabalhoado e longo

O pai voltou ao trabalho segunda-feira e estou em casa com os os meus dois pequenos. O Tiago já não vai à creche há não sei quantos dias. Raramente vai. Passou-me pela cabeça tirá-lo de lá e ficar em casa com os dois. Custa-me deixá-lo lá e vir para casa. Remorsos. Mais ainda porque ele diz que não quer ir à escola, que quer ficar com a mamã em casa. Ele não manda, eu sei. Sei também que não lhe posso fazer as vontades mas não acho que seja muito grave deixá-lo aqui comigo. Ou se calhar é. Já não sei muito bem. E depois em Setembro, quando ele voltar para lá, vai ser terrível. Se bem que se for amanhã, também vai ser terrível ver-me a ir embora com o mano.
É verdade que ficar com os dois é cansativo, mas faz-se. Há momentos, sobretudo o da mama, em que o Tiago fica parvo, isto é, quer atenção e cola-se a mim, salta para cima de mim/nós e obriga-me a gritar com ele e sinto o Pedro a estremecer. Também é verdade que fora este pequenos momentos, o Tiago fica mais calmo e quer "incar" comigo. Não me dá um minuto de sossego. Nem consigo dar o colo que tanto gosto de dar (e se sou adepta do colo dos bebés) ao Pedro. Se dou, a parvoíce vem ao de cima, lá está. Para poder dar mais mimos ao mais novos, recorro ao DVD de Tarzan, mas mesmo assim, tenho de estar sentado com ele a comentar o filme. Não gosto de transformá-lo estátua em frente à TV - eu que me gabava há pouco tempo de só ligar a TV às 20h00 .
Há momentos em que lhe digo "amanhã, vais ter com a Cláudia e com a Beta e vais à escola" e penso mesmo que vai, que tem de ter as rotinas, as regras da creche. Há momentos em que penso que tem de ter os mimos da mamã. Ainda não sei o que fazer.
Há pouco assustei-me. O Pedro vomitou muito e saiu da boca dele algodão. Algodão!!! Foi o Tiago que lhe meteu algodão na boca: Só pode ser, se eu não fui... estou desejosa que o Tiago acorde para lhe perguntar. Não é normal. Sei que foi sem querer porque me vê limpar-lhe os olhos com soro fisiológico e ele quer ajudar. Claro que aí pensei: o puto tem de ir à creche que não dou conta do recado.
Estou à nora...

Comentários

Raposa disse…
Não sou, com certeza, a pessoa mais indicadas para "dar conselhos", por isso não os dou.
Só quero dizer que, toda essa preocupação só demonstra o imenso amor que tem pelo seu filho Tiago (e obviamente pelo Pedro), e que, seja qual for a decisão tomada, ele não vai achar que gostam menos dele, nem ficará, mais ou menos, prejudicado.
Já agora: descobriu a origem do algodão?
sofia disse…
:)
O Tiago ainda é muito pequenino e divide-se ele mesmo entre o querer ajudar e fazer como a mamã e o antes Pedro, em que ele era a única estrela
Claro que é um reboliço ficar sozinha com os 2, mas à tantas também é a forma de eles ficarem mais próximos... não sei, afinal só tenho uma, não sei o que sugerir
Só sei que por mim, filhos só iam para a escola aos 4 anos e até lá ficaria sempre com eles (pelo menos até dar em doida, mas esperando nunca dar ;))
Anónimo disse…
isso está complicado, mas até acho que estás a gerir tudo muito bem, não deve ser nada facil, parabéns.
Eu acho que o tiago devia ir à creche, seria bom para ele e para ti agora mas também acho que já é tarde demais para ele ir à creche, ele sabe que tu vais ficar em casa com o mano e vai encarar a ida a creche como um castigo. O melhor agora é ficar em casa contigo, eceber muitos mimos e ems etembro ir à creche, talvez o mano vá com ele, para outra sala claro :)
beijocas
Mary disse…
Do alto da minha inexperiência a minha opinião é que nunca mais vais ter oportunidade de estar assim com os dois em casa. Os irmãos mais novos já nascem a saber partilhar as mães - eu fui amamentada sempre de pé, com a minha mãe a correr pela casa atrás da minha irmã que aproveitava para fazer asneiras, e não me fez mal nenhum. Os dias mais difíceis estão a ser estes com certeza, a tendência é para melhorar. Uma opinião/bitaite/sugestão é a de não falares sequer na creche, para ele sentir a segurança que vai ficar em casa contigo, e criar as suas rotinas em casa. Quando fores trabalhar ele não terá outra hipótese senão ir mesmo para a creche.
Este comentário mais parece um post mas a verdade é que eu há um tempo atrás não pensava nada assim, e achava que ia ter um filho super independente e tal - qual quê, passo a vida com ele atrás, não o deixo com ninguém, exactamente porque sei que daqui a pouco tempo não o poderei fazer. O tempo que passamos com eles é tudo o que levamos desta vida, e são momentos que não se repetem.
Põe tudo o que é perigoso fora do alcance do Tiago e goza-os bem!
Bjs
Nokas79 disse…
Ficar com os dois em casa pode ser extremamente extenuante... digo-o por experiência própria!
Mas também acho que "é tarde" para o levar o Tiago para a creche. Ele ainda é muito pequeno e certamente irá ter dificuldade em perceber o porquê.

O importante agora é arranjar estratégias...
pekala disse…
não sei que diga...eu por mim despachava toda a gente prá creche lol,inclusive eu:)
Mamã Pirata disse…
È dificil opinar pq sei que o Tiago nunca gostou da escola,n sei se do espaço ,dos amigos,da educadora...terás de ver isso.

Contudo a meu ver ele está na idade ideal de o fazer.Acho saudável a ida p escola,o Pirata esteve com a minha mãe até aos 2 anos e em setembro chorou mto nos 1ºos dias mas hoje fica sem olhar p trás.

Sei que é dificil e doloroso p nós Mães,ainda hoje choro por trás dele quando o deixo lá em dias mais tristes mas tem de ser.

Qto ao nascimento do Mano ,ele vai acabar por perceber que o mano tb vai p escola ,tu terás + descanso e por certo mais qualidade "de vida" quando estás com os 2.

Mas isto sou eu a falar de cor,que ainda só tenho 1 e quando fiquei de licença de parto quase "fiquei doida" com 1 bebé a gritar noite e dia.

Tudo de bom,o coração de Mãe fala sempre + alto.
bicho ruim disse…
Tella, o que quer que faças não belisca um pouco o amor que sentes (por ambos). De todas as formas, não acho que devas sentir remorsos pela decisão, seja ela qual for. Se consegues gerir bem a coisa, porque não? Não podes só deixá-lo lá de manhã e depois passar a tarde convosco?

E o algodão??
Patrícia disse…
Não vou dar a minha opinião sobre o que acho que deves fazer.
Vou dizer-te o que fiz, no meu caso, e sabes que os meus têm 27 meses de diferença!
Quando a Carolina nasceu, eu fiz questão em não alterar a rotina do Rodrigo!
Ele ia à escola, e continuou a ir à escola!
E fiz questão de ser eu a levar, com a Carolina, para me/nos habituar à rotina!
O pai ainda se ofereceu para levar o Rodrigo, mas eu disse sempre que não, porque quando começasse a trabalhar seria sempre eu a levar, e era melhor começar logo a habituar-me.
Correu sempre bem!
Claro que havia um dia ou outro que não me apetecia e ficavamos os três em casa!
Mas era lindo de se ver, ele a entrar na sala com a irmã, no "ovo" e, todo orgulhoso, a mostrá-la aos amiguinhos.
Quando estava de licença de maternidade tinha a vantagem de poder deixá-lo de manhã mais tarde na escola e ir buscá-lo logo a seguir ao lanche.
Acho que o facto de nunca ter "quebrado" a rotina dele, ajudou bastante a adaptação dele.
Muitas vezes ele perguntava porque eu ficava em casa com a irmã e ele tinha que ir para a escola.
Eu dizia-lhe que a mana era muito pequenina, que não podia andar na escola, e eu tinha que ficar em casa com ela. E ele ia para a escola aprender coisas novas, brincar com os amigos... e ele aceitava!

Será que foi o Tiago que lhe pôs o algodão? Estes miúdos são um perigo!!!

Bjs
mãe pimpolha disse…
Eu estou a pensar engravidar qd o Edu já estiver no jardim, por isso não convém faltar muito, mas se estivesse na creche, acho que raramente lá punha os pés. LOL
Beijocas
Pessoalmente, se estivesse no teu lugar ficava com os dois... Mas só TU podes tomar essa decisão...
Bjos
Abraçar disse…
Que tal escola só de manhã? Ou ires buscá-lo a seguir ao almoço? Ou mesmo ao lanche? E depois quando o pai chegasse a casa a mãe era só dele?

Beijo grande, força!

p.s tanto ele como o Pedro precisam de um momento a sós com a mãe e a mãe com eles. E tu também precisas de alguma paz, de alguma tranquilidade para ti e para conseguires gerir tanta coisa.E ele na escola cansa-se, brinca. distrai-se.
csr disse…
passei pelo mesmo, mas ouvindo a educadora e a minha intuição mantive a rotina do mais velho.
connosco resultou, o que não quer dizer que tenha de ser lei. o mais velho sempre gostou da escola, logo foi muito fácil manter essa rotina.
Madame Pirulitos disse…
Sinceramente cada caso é um caso e é muito difícil opiniar. Se ele já ía devia continuar a ir. Mas penso que não era o caso. Assim sendo, acho que não deve ir já de rajada porque aí vai sentir que estás a substituí-lo. Se gostares da ideia e puderes, se calhar fica com os dois. Ou então vais levando-o de vez em quando, como já fazias.

Quando o Manel nasceu o Afonso ía ao colégio e continuo sem problemas. Agora o meu dilema é se vou pôr o Vicente ou não. Tenho que fazer uma ginástica muito grande mas não me consigo decidir.

Beijinho grande.