Como é ter dois filhos bebés?

Perguntaram-me há pouco: "Como é ser mãe de dois filhos? "

É querer dar atenção máxima aos dois. É preocupar-me constantemente para não deixar nenhum para trás. É fazer comparações sobre os comportamentos deles. É desdobrar-me ao máximo por eles. É brincar com um e ter o outro no sling a sentir-me. É dar colo a um e um beijo ao outro. É esquecer-me de mim e do pai. É incitar o mais velho a fazer festinhas devagar no mais novo. É ter o meu mundo ali, neles. É cansativo. É pensar que não se é capaz e conseguir-se. É querer não falhar com nenhum dos dois e falhar porque não sou perfeita (benza a Deus!). É sentir que o amor se multiplica e que o cansaço triplica. É demorar uma hora a mais para sair de casa. É ter o mais velho ciumento, a querer colinho a toda a hora. É dizer a toda a hora ao mais velho que o amo. É ter medo que o mais velho pense que já não é importante para mim. É pensar que se calhar estou a dedicar-me em demasia ao mais velho. É não ter tanta paciência para o pai. É ter o filho mais velho a fazer tudo para ser o centro de atenções e vê-lo a ficar tonto. É querer, por vezes, mandar tudo à merda. É ouvir comentários que sugerem que fizemos mal em ter outro filho tão cedo. É ter a casa sempre com pó e desarrumada. É querer limpar a casa e não ter tempo nem coragem e muito menos vontade de o fazer. É ter jantares mal amanhados. É ter vontade de pedir desculpas ao mais velho por já não ser o único nas nossas vidas. É ter vontade de pedir desculpas ao mais novo por querer pedir desculpas ao mais velho. É ter medo que os irmãos sintam ciúmes um do outro ao longo da vida. É querer equilibrar as coisas, sem saber se não estamos a desequilibrá-las. É dormir pouco. É dizer mais vezes palavrões.
É uma entrega avassaladora, uma coisa que se sente cá dentro. É um orgulho. É coiso.

Resumindo e concluindo: é uma aventura na qual decidimos embarcar, sabendo, de antemão, que ia ser bom mas difícil. Acertámos em cheio: difícil mas bom.

(e podia continuar por aí adentro...)

Comentários

Anónimo disse…
E está tudo dito, eu só tenho um mas acho que ser mãe de dois é exactamente isso e por isso tenho medo e tenho vontade de ter outro :)
ADOREI!!!!
beijocas
Madame Pirulitos disse…
Apesar de te sentir sufocar, em algumas ocasiões, foi muito bonito de ler. Exprimiste-te na perfeição.
As coisas tendem a melhorar, sem dúvida. Eu esperei mais um ano do que tu, por não me sentir ainda preparada para ter o segundo. mas acho que cada caso é um caso. Há alguns livros muito bons sobre a relação entre irmãos que não faz mal nenhum se se lerem.

beijinhos grandes
Mamã Pirata disse…
Obrigado Tella pelas tuas palavras,ao mesmo tempo sinto que te serviu "para aliviar" a alma pq sei que n deve ser fácil.Mas com o vosso amor tudo se consegue.

Ninguem disse que ser Mãe/Pai é fácil mas nós vamos conseguir fazer sempre o melhor pros 2.

Espero que em breve as coisas acalmem e consigas ter 5 mint no dia p ti.

bjs gds.


(n ligues aos disparates de quem diz que n foi a hora certa,logo que o Pedro seja maiorzinho vais sentir que os 2 sao amigos inseparaveis.)
manue disse…
LINDO!
força para a mãmã (e o papá já agora)
E respondeste muito bem!
O não ser fácil é que torna o ser mãe tão especial!
E cada vez te admiro mais por seres assim: uma mãe perfeita na sua imperfeição, que não tem medo de exprimir o que lhe vai na alma, que não tem medo de errar tentando corrigir esses erros.
Um grande beijinho por seres assim.
P.S. E não ligues aos comentários do ainda ser cedo!
Anónimo disse…
A altura certa para ter outro filho é uma decisão pessoal...a diferença de idades pode agora tornar as coisas mais dificeis mas, penso que a ligação e a cumplicidade entre os dois vai ser maior e mais forte! Vai tudo correr bem porque transparecem ter a força que é preciso para ultrapassar as dificuldades que estão a vivenciar agora!
Cáti disse…
Adorei este post. Comoveu-me muito (claro!)por ser tão sentido e sincero. Tenho a certeza de que esta insegurança e cansaço são normais e que um dia vais olhar para a tua linda família mais crescida e perceber que tudo valeu a pena. Muitos parabéns pela família linda que resolveram, com coragem, formar e aumentar. Vai correr tudo bem...
sofia disse…
até me arrepiei...
Beijo enorme
"dificil mas bom" ♥
Vai correr tudo bem
Se foi a hora certa para terem o Pedro só diz respeito a vocês. Afinal não foi nenhum "acidente", foi planeado, logo, quando vocês entenderam que sim! Eu por mim já inha uma pipoquinha encomendada, mas aqui o pai não está mesmo nada convencido...
Bjos
Tranças disse…
Olá, é a 1ª vez que a aqui passo, pois não resisti e vim ver este post, com a pergunta da Mamã Pirata.
Sou mãe de 2 com o 3ª a caminho.
Deixei comentário no blog da Pitararia, lolo, e passei logo aqui a seguir para ver o seu post. Não referi alguns aspectos dos quais retrata muito bem e achei o máximo como escreveu e descreveu.
Muitos parabéns, vi que tem um bebe bem pequenino e que a diferença do mano é de 2 anos. Tal como eu, o meu Tomás nasceu o Miguel tinha acabado de fazer 2 aninhos.

Muitas fecicidades
E vou voltar de certeza.

Beijocas
Tranças disse…
Gostava muito de lhe mandar um convite para visitar o meu blog...mas preciso no mail.

Beijocas
Espero noticias.
liliana disse…
Olá Tella.
Há algum tempo que te leio e admiro imenso a forma como escreves o que vai aí dentro, sem medos...
Acredito piamente que não deve ser mesmo fácil cuidar de duas crianças. Eu mesma fico aflita com um quando ando apertada no trabalho (trabalho a 30m de casa -de carro) e não tenho ninguém que me deite a mão. Por um lado, prefiro assim, sabes? Por outro, às vezes dava jeito. Gostava muito de poder dar um irmão ao Francisco, mas com a vida que eu tenho, diria que é-me quase impossível, embora tenha o 'bichinho' cá dentro.
A casa? Fica mts vezes para trás. Alguma coisa tem de falhar... E acredita que antes dava mt importância à limpeza, mas eu não sou de ferro... Nem eu nem ninguém...

As pessoas gostam muito de ser inconvenientes... Por isso, o melhor mesmo é não fazer caso desses comentários menos próprios que ouves. Sei que é difícil... Eu muitas vezes mandei-as à merdinha ou pros 'carvalhinhos' e engoli 1001 sapos... As pessoas não se tocam, não se enxergam...

Beijinho e força!
O Amor que sentimos por eles supera tudo!
Gostei da tua sinceridade neste post.nós mães temos a tendência para ouvirmos tudo e todos e para nos culpabilizarmos pelas decisões que tomamos.
não há uma altura ideal para nada nesta vida. sentimos que chegou o momento e temos um filho e nada volta a ser como antes. e com os filhos tornamo-nos mais medrosas e ponderamos tudo.e culpamo-nos ainda mais pelas nossas imperfeições.

hoje em dia (passado mais de 1 ano de ter chegado a 2ª filha) já nem penso nisso.porque a chegada dela foi uma benção e tudo se ajustou.mas no início pensava que o mais velho tinha perdido um pedaço de mim com a chegada da 2ª filha e que ela nunca me tinha tido por inteiro por causa do mais velho. e também fui muito criticada pela opção de ter mais uma criança(para mais que foi através dum processo de adopção).
mas nas imperfeições das nossas vidas somos felizes e nem conseguimos pensar como seria viver sem sermos 4 nesta casa.
bj
mãe pimpolha disse…
Gostei de te lêr.
Beijocas
Mary disse…
Adorei o post, de facto é preciso muita coragem!
Em relação à casa, digo-te o que a minha tia pediatra diz às suas mães: o pó, a cozinha, a desarrumação e a roupa suja vão estar sempre aí à tua espera, mas os teus filhos bebés não - um dia acordas e já cresceram.
Vai correr tudo bem, e para eles vai ser giríssimo serem quase da mesma idade. E lembra-te que nenhum deles vai ter memória deste período em que andas mais stressada. Quando eles crescerem um bocadinho já tudo entrou nos eixos (digo eu!).
Mary disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
bolas, é mesmo isso tudo e mais alguma coisa? eu quero tanto ter mais filhos :)
força!!!!!
E deve ser fantástico... uma aventura onde só os mais arrojados embracam por vontade, uma vontade com força de leão!!! Boa...
Patrícia disse…
Eu não diria melhor!!!
Faço das tuas as minhas palavras!
E embora haja muitos dias que só me apetece mandá-los janela fora e fugir, tenho a certeza que foi o melhor que fiz!
É um amor sem fim!

Bjs
Catarina disse…
Olá,
É a primeira vez que omento no teu blog, mas achei o post interessante. Sou mãe de um menino de 2 anos e meio, e o meu segundo filho vai nascer dentro de 2 meses (+/-)..e o teu post responde um pouco às minhas dúvidas, que agora com o chegar da Hora H são cada vez mais...
Parabéns pelos teus filhotes e pelo blog...
Bjs e força
cat
Anónimo disse…
Olá! Vim aqui parar através de outro blog e estou a gostar muito, especialmente deste post. Vou continuar a vir, sim? Beijinho