Que fique registado

que a maior estupidez que fiz, enquanto mãe, foi deixar-te chorar durante duas horas, mais precisamente das 3h00 às 5h00 da manhã para tentar habituar-te a não acordar durante a noite.
Uma amiga citou um artigo do Eduado Sá para me fazer perceber que eu estava errada (obrigada Muvi!) . Ele dizia qualquer coisa como "mau era quando eles deixam de chorar, porque significa que já desistiram, porque já não esperam nada." A ideia petrificou-me...
A leitura do livro No Coração das Emoções das Crianças ajudou-me a perceber o quaão errada estava:
"A separação ou o sentimento de abandono não conduz à autonomia, mas sim ao medo do abandono e à dependência relacional."
"O bebé não pode satisfazer as suas necessidades sozinho. E quando os adultos de quem ele depende lhe negam a sua disponibilidade, ele fica muito aflito.. Para sobreviverem, para se fazerem aceitar, para se fazerem amar, os bebés rapidamente aprendem a submeter-se às boas graças dos que se ocupam deles. Aprendem a não chorar se não os forem buscar (...)tornam-se sensatos e enchem os seus pais de orgulho. Mas ao fazê-lo, não só apagam as suas emoções como interiorizam que não podem ter confiança e que o mundo exterior é hostil."


Comentários

Bem Tella, sem palavras...
Que fique registado que "mães donas de casa desesperadas" tentam tudo... não te culpes.
Já tentei ignorar o Gui de forma a torná-lo mais independente e sabes?, parte-me o coração... não consigo. Não consigo deixar de falar com ele, embora me digam que ele precisa de momentos a sós... tento, mas não resulta comigo...
beijosss enormes
Força aí...
Gaja disse…
Olá! Pertenço ao teu clube! Não sou capaz de deixar a Leonor chorar... Ela é tão pequenina que não cononsigo... Há-de vir o tempo!
Graças a Deus que ainda temos força para os aconchegar durante a noite, as vezes que for preciso...

Beijinho e força...
Mamã Pirata disse…
Bom este assunto é delicado.Temos médicos que se contradizem e PAIS que dizem"deu resultado".
Eu até hoje n consegui ,deixar o meu filho a chorar sozinho no berço,fruto disso tenho um bebé que n sabe adormecer sozinho e raras sao as noites boas.

Mas que fazer? AMO_O mais que tudo na vida.

Cada pessoa sabe de si,e faz o que lhe vai na alma.
Patrícia disse…
Compreendo a tua atitude, mas, foi um pouquinho radical, não?!
Além de que ele ainda é muito novo para perceber que não está sozinho, que vocês estão mesmo ali ao lado!
Com o Rodrigo, também não foi fácil!
Ele acordava constantemente e chorava!
Comecei a demorar um pouco mais a ir ao encontro dele, mas acho que nunca passou dos 5 minutos!
Aos poucos ele foi apercebendo-se que não estava sozinho.
Eu pegava-lhe ao colo, ficava junto da cama dele e dizia baixinho que "está tudo bem, a mãe está aqui, não vai acontecer nada" e quando ele sossegava, deitava-o.
Por vezes não resultava e tinha que ficar com ele no colo meia hora ou mais até ele "ferrar" no sono, para o deitar.
Custa muito, mas eles acabam por perceber que está tudo bem e que podem dormir descansados.

Bjs
Raquel Ribeiro disse…
Eu nem nunca deixie chorar! Não sou capaz... confesso que às xs penso que "é hoje que não vou ceder logo!" mas depois não consigo!
não tenho coragem! por isso estou 100% contigo!

bjs
Su disse…
E estes serão "apenas" os nossos primeiros erros...
Eu comprei um livro, acho que é "Dorme Meu Bebé", que a única coisa arinhosa que tem é o título! Um massacre completo para pais e filhos! Segui a filosofia durante meia hora e no dia seguinte tinha o miúdo a dormir ao meu lado...

Beijinhos!
Tella, tudo bem.....?
ausente...
Triste?
Não!
Volta