Consulta

Continua sem percentil, a 330 gramas do percentil5. Vamos introduzir novo plano alimentar antes de recorrer ao hospital. Ele continua com um óptimo aspecto e com um ar saudável. Mas essa coisa do peso moí-me o juízo.

Comentários

Mariah disse…
Muito provavelmente não é nada mas realmente isto do peso dos miúdos mói mesmo o juízo. Eu ando preocupada porque o puto com 3 anos e meio está a pesar 13 Kg e ainda por cima perdeu 500gr desde Janeiro. A verdade é que parece saudável, e vai comendo bem.
Beijos
bicho ruim disse…
Tella, eu acredito que te moa. queremos sempre tudo de bom para eles. pelas fotos, parece-me bastante bem! Não será que os médicos empolgam demais, como se percentil fosse um atestado de bebé perfeito? Bom, não te podes deixar ir abaixo com isto. beijo
Gaivota disse…
Entendo o que estás a sentir. No caso do meu já me habituei ao facto dele ser sempre o mais pequeno e o mais leve. É que basta olhar para o pai para perceber que é genético e basta olhar para ele para perceber que está tudo bem.
Mesmo assim acho que à medida que eles vão crescendo vamos deixando de dar tanta importância.
A pediatra do T também se preocupou muito com isso, dele não ter percentil e mandou fazer testes a tudo, para depois concluir que está tudo bem.
E felizmente, na maior parte das vezes está tudo bem mesmo.
E o teu menino brilha de saúde.
Beijo e que corra tudo bem.
demimparati disse…
Essa coisa do percentil nunca me encaixou muito bem,para ser sincera a pediatra nunca se referiu muito a isso, talvez porque o G. não teve problemas com o peso. Mas, como tu dizes, aparentemente ele esta bem,e na ultima foto que aqui mostras-te ele parece um menino saudávél e muito bem disposto.
As criaças não são todas iguais, umas comem melhor que outras,eu vejo pelo meu sobrinho que tem agora 9 meses e ainda não come sopa nem papa,nem fruta nem nada que seja à colher, apenas toma o leite e a papa que vai comendo è misturada no leite fora isso tem sido dificil intruduzir-lhe alguma papa,é só leite. E no entanto, Graças a Deus tem tido saúde,a pediatra não alarmou quanto a isso,diz que tem que ser devagarinho e com muita paciência. E isso é o que esta acontecer come duas colheres de sopa e nada mais mas já é alguma coisa.
Não gosto muito de fazer comparações,nem estou a comparar ninguém , apenas estou a dizer que todos são diferentes e que o teu filho por não estar a aumentar de peso não quer dizer que esteja doente mas que seja uma caracteristica dele.
Força para ti e que esta fase de incertezas passe rápido.
Beijinhos
Paulikas disse…
Olá linda, espero que as coisas evoluam positivamente com esse novo plano alimentar.
Beijokas
sofia disse…
Pensa assim, no nosso tempo, esse tempo que antecedeu os percentis, desde que se fosse engordando uns bocadinhos e se aparentasse bem disposto e cheio de energia era porque estava tudo bem
Beijo grande
mãe pimpolha disse…
O que eu acho é que é esse o percentil dele e ponto final.
Porque é que tem que ser todos iguais? Porque é que o percentil 5 há-de ser o minimo?
Há coisas que não entendo.
Ele está óptimo, pá.
Beijocas
liliana disse…
Subscrevo inteiramente a Rita, mãe pimpolha. O meu Francisco continua sem percentil, facto que o pediatra já considerou ser o seu metabolismo. Fizemos testes, sim, aos 4 meses, passou por 2 ou 3 infecções urinárias, o plano alimentar também mudou e continuou no mesmo...
Claro que no início, a questão do peso consome-nos e passa-nos mil e uma coisas pela cabeça. Olho para o meu filho e sinto que está óptimo, cheio de saúde e de vida!
Pelas fotos, também o teu Pedro me parece muito bem!

Beijinhos
Madame Pirulitos disse…
Penso que o que já foi aqui dito está muito bem dito e não há muito mais a acrescentar.
Só te posso dizer que gostaria de ser assim uma mãe práfrentex, daquelas que são espectaculares e que não ligam nada a essas coisas. Só te posso dizer que sou psi e que mesmo sabendo todas estas questões emocionais que interferem, não consigo deixar de me preocupar e stressar com pesos e percentis. Penso que é quase uma questão cultural.
mas vou tentando, com muita força, acreditar naqueilo que sei e que faz todo o sentido: se os bebés não estivessem bem, a sorrir, cheios de energia, a agarrar tudo, a tentar já palrar um bocadinho, a olhar com interesse para tudo e todos... isso sim, era preocupante.

Beijo grande
liliana disse…
Vim aqui consultar o livro do Francisco que, tal como o Pedro, foi muitas vezes pesado. Aos 5 meses, pesava 5530 kg. Aos 6, já tinha um peso de 6050 kg.
Acredito que o ar saudável é o reflexo de que está tudo bem... os números... são números e o novo plano alimentar há-de ajudar. Espero.
Beijocas
bicho ruim disse…
http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2502&Itemid=60

para te apaziguar a alma
APPM disse…
Olá, Tella!

No meu tempo do Gonçalo ser pequeno também me stressaram por causa do percentil, ainda hoje o Gonçalo não atinge o percentil 5 e não tem qualquer problema.

Foi amamentado em exclusivo até aos 5 meses e meio e não foi mais porque me assustaram com o raio do percentil, e introduzir os sólidos não serviu de nada, aliás, ele sempre aumentou melhor só com a mama do que com os sólidos!

O meu filho fez exames na altura e até cerca dos 2 anos continuou a fazê-los regularmente só para despiste, mas nunca se encontrou nada de relevante e depois de tanta angústia de cada vez que tínhamos de fazer um exame novo, chegámos à conclusão que é mesmo dele: nasceu pequeno, come bem, é muito irrequieto, super saudável, e sempre se desenvolveu lindamente, mas é pequenito, saiu à mãe! Aconselho-te um livro: "Mi Nino No Me Come" (disponível em Espanhol e Inglês) é de um excelente pediatra espanhol que desmistifica essas regras de percentis e aumentos de pesos! E valoriza muito a amamentação, tudo o que ele escreve tem várias fontes e estudos associados e explica as coisas de uma forma muito simples, se quiseres até te envio o pdf em espanhol, ou empresto-te o livro!
Isto se tiveres tempo para ler... LOL


O teu filho está óptimo, o peso ou percentil é apenas um método de avaliação, nós temos que saber usar o olhómetro pois nós é que estamos com eles todos os dias, certo?

Jocas
Tella eu continuo na minha!!! Ó mulher tu passa por cá quando vieres para o Algarve que até te levo à nossa pediatra! Tira da tua ideia que ele é como o Tiago! Está visto que o Pedro nada tem a ver com o mano nesses termos de peso e comprimento! Tem calma, avança com o plano C (acho que vais no C, certo?) e vais ver que ele é um miúdo mais pequenito, pouco comilão e pronto! Lembraste do Edu da Rita, também andava sempre sem percentil ou num percentil baixinho e a pedi sempre desvalorizou! No entanto quando o vi mesmo nunca o achei nada pequeno! Achei que tinha uma altura perfeitamente normal, bom desenvolvimento e muito feliz (alé de saudáveis é o que queremos mais para os nossos filhos!).
POrtanto Tellinha, muiiiiiiiita calma, sem stresses!
Bjos
persiana disse…
Acho que já te disseram tudo nos post acima!
O importante é que ele esteja bem, feliz e saudável, não é o peso!

bjs
APPM disse…
Já agora fiquei curiosa, qual o novo plano alimentar? Deixa-me adivinhar: menos mama, certo?

Fico à espera da tua resposta!


Jocas
Tranças disse…
oLha és tu com os percentis baixos e eu com eles altos...enfim. O importante é haver energia, felicidade e pelas fotos parece-me a mim um bebé muito bom.

Muitas beijocas
Tella disse…
Obrigada a todas pelas palavras. Sou como a Mme Pirulitos, não consigo deixar de stressar com essa coisa do peso. Por mais que saiba que aquilo que a Rita diz é a mais pura das verdades e que o filho da Liliana estava com o mm peso do que o meu Pedro e que se criou (e bem, suponho), sou uma chata com os pesos. Hei-de crescer e ser uma adulta!
APPM, o novo plano não é retirar leite materno. A minha pedi é muito LM. É substituir uma refeição de papa por uma refeição de sopa com carne e bastante azeite mais fruta. E misturar fruta na papa.
liliana disse…
Olá Tella.

Vim aqui espreitar para ver se alguém, além de mim e da Rita, partilhava uma experiência semelhante.
O Francisco faz no domingo 18 meses. É um bebé normalíssimo e não é gordo, bem pelo contrário... Há um mês, segundo a balança da CUF, estava com 10 kg. Na próxima semana teremos a consulta de rotina com o pediatra e logo te contarei como é que ele está... Aprendi, com o tempo, a não ligar muito a essa questão dos percentis, mas confesso que o meu coração aperta sempre quando ele vai para a balança.
Somos mães e está tudo dito!

Agora, com a merda dos dentes, anda numa de rejeitar a comida. Tudo o incomoda, até mesmo os iogurtes.

Beijinhos
CLS disse…
É natural estares preocupada, os percentis são danados para nos trazerem preocupações, mas se ele tem vitalidade, está a desenvolver-se bem, não estará nada errado com ele, é um bebé mais pequenino do que os noutros, só! A Mafalda não tem nada a ver com a Camila, com 3 anos pesa menos 2 kg do que que a irmã pesava na mesma idade.
Beijinhos.