Sobre o amamentar e o peso do meu pequeno

Fui novamente pesar o Pedro. Numa semana, engordou apenas 20 gramas. Caiu-me tudo! Não desatei logo a chorar porque estava com um enfermeiro. Pensei que tinha de aguentar, não queria chorar com um homem. Ele é o enfermeiro das vacinas e pediu-me para esperar um pouco porque ia chamar uma enfermeira expert em saúde infantil. Vieram duas enfermeiras e fomos para uma outra sala. Viu o livro do Pedro e bastou dizer-me "ele está a engordar muito pouco" para eu desfazer-me em lágrimas. Não conseguia falar. O Tiago até se agarrou a minha perna, super impressionado. Depois de me acalmar, perguntou com ar preocupada há quanto tempo tinha vontade de chorar ou se tinha tendência em chorar... Descansei-a. Não, não estou a deprimir. Apenas preocupada com o meu filho e cansada.
Disse-lhe que tirava o primeiro leite com a bomba de forma a que ele chegasse ao leite mais gordo. Desaconselhou-me a fazer isso porque esse leite é muito importante para que ele esteja hidratado. Aconselhou-me em po-lo a mama e dar-lhe como suplemento leite materno. Acha que assim ele vai engordar. Vou pesá-lo novamente na quinta-feira.
Estou de rastos. Sinto-me...nem sei...e nem quero verbalizar as coisas que me passam pela cabeça.
Fui teimosa mas não sou cega/fundamentalista. Quinta-feira, se não engordar como deve ser, introduzo leite artificial. Li neste blog uma frase que não me sai da cabeça, qualquer coisa como "queres amamentar ou alimentar o teu filho".

Está a ser difícil. Dou mama e depois tiro leite e tento dar-lhe. Ele recusa o biberão. Já experimentei o da Chicco, da Avent e da Nuk. Nada...Chora, grita e não puxa. Dou-lhe 40 ml com uma colher de café. Demoro uma hora a fazê-lo. É desgastante, sobretudo quando se tem um outro bebé... Se introduzir leite em pó como suplemento, também vou ter de passar por este processo...

Está a ser tão complicado...

Comentários

Cáti disse…
Tella, como sabes, compreendo-te quase perfeitamente. Vou dar-te mais uma sugestão para o caso de quereres experimentar: dá-lhe o leite com uma seringa, ele não tem de puxar e talvez seja mais rápido que a colher... Força amiga! Qualquer coisa que precises, diz.
Gaivota disse…
Queria enviar-te um mail. Manda-me um mail para o gaivota.
liliana disse…
Fiquei com o coração bem pequenino agora... Porque também a minha história foi semelhante à tua.
Sempre acreditaste em ti, no teu corpo e sabias que alimentavas o bebé. Não é o facto de sermos fundamentalistas, simplesmente acreditamos em nós. 20 gr é pouco sim.

Sei que não sou ninguém para te dar qualquer conselho; nenhum caso é igual...mas pede ao pediatra que passe um exame para recolha de urina ao Pedro. Ele não sofre nada. Colocam-lhe um saquinho, retiram a urina e verificam se ele está com alguma infecção urinária. É que pode ser, eles perdem logo peso.

E se sentes leite, Tella, como eu sempre senti, não é assim de um dia para o outro que 'se perde'... Não és mãe de 1a viagem, onde as dúvidas muitas vezes nos consomem. Tu conheces-te melhor do que ninguém, tu conheces o teu corpo.

Se eu fosse pela conversa do Centro de Saúde, tinha introduzido o suplemento aos 2 meses de vida... Nem se preocuparam com 'outra hipótese'...

Quanto aos biberões, também tivemos a nossa luta. Cheguei a chorar de desespero, porque ele não pegava em nenhum. Conseguimos com os da Chicco, tetina válvula anti-cólica, que é o que usa até hoje.

Força!
Mary disse…
Puff Tella, tb fiquei de coração apertado porque como sabes a amamentação para mim também foi um filme, e esta história das idas à balança é um sufoco... da minha experiencia aquilo que eu retirei foi tentar não ser fundamentalista (o que é super complicado). Hoje em dia também há um "endeusamento" do leite materno que eu não sei se às tantas não é prejudicial também, tal a pressão social que sentimos em amamentar. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. (demorei 2 meses a conseguir digerir o fim da minha amamentação, pelo que sei que fácil é falar...)
Força, que tudo vai passar e acabar bem.
Minha querida,
Fiquei com o coração apertadinho em sentir-te assim. Tenta falar com o pediatra vê o que ele te aconselha, esta situação não é boa para ti nem para o Pedro.
Força, um grande beijinho e qualquer coisa, embora longe, estou sempre aqui.
Madame Pirulitos disse…
Também me custou tanto ler-te. sente-se o teu sofrimento nas tuas palavras.

Eu acho que tens de sair deste processo com a segurança que fizeste o teu melhor, que tentaste tudo. E vê-se perfeitamente o esforço herculeano que andas a fazer.
Com os meus outros filhotes com 2 meses eles já estavam a tomar suplemento. Custou-me mas a partir daí o processo foi muito mais calmo, mais feliz até. Vivia angustiada. Foi muito doloroso, fisica e emocionalmente.
Por isso escrevi há uns tempos um post sobre isso. Não podemos de todo ser fundamentalistas.
Cá em casa a passagem para o biberão também foi um pouco difícil, por parte deles. Usei o truque, que já te disseram aqui, da seringa. Também usava uns pequeninos da pré-natal. Já me falaram muito bem de uma marca que é Dr Brown, se não estou em erro.

Acho que deves dar de mamar, oferecer-lhe as duas mamas e depois o teu leite no biberão. deves começar por aí. E se não funcionar passas ao suplemento com leite artificial. Experimenta o truque da seringa sim.

Outra coisa... isto depende muito, muito do teu feitio. No meu caso eu comprei uma balança porque stressava mais ficar uma semana inteira sem saber do peso. Muitas vezes as enfermeiras não aconselham este método mas para mim surtiu efeito. No meu caso eu preferia sofrer sabendo que naqueles dois dias não engordou (pesava dia sim dia não) do que esperar uma semana para saber isso. Até porque há dias que engordam mais e outros menos e assim pelo menos havia dias em que andava feliz.

Mesmo que tenhas de passar para o leite artificial... os meus por volta dos 3 meses passaram definitivamente. E não foi por isso que não são mais felizes ou saudáveis ou espertinhos ou que não gostem mais de mim do que outro bebé e criança qualquer que tenha mamado até aos 12 meses na maminha da mãe. percebes?


Beijo grande e se precisares de falar mais manda-me mail. Ok?
pekala disse…
Faz o que o teu coração mandar e o que achares melhor,pra ti e pra ele,sem culpas Tella ok?????
Raquel Ribeiro disse…
beijinhos grande!
acho que já te deram óptimas dicas nos comentários anteriores, mas acima de tudo faz o que o teu coração mandar, pra que o sofrimento passe!!!!

beijinhos grandes mesmo!
Paulikas disse…
Oh tella, puxa.
Força.
Beijokas
Su disse…
Querida Tella, percebo bem a ansiedade que estás a viver... também passei pelo mesmo e sei o peso que tens no coração...
Na altura mudei de pediatra, pois não queria dar suplemento e a primeira pergunta que o novo me fez foi "porque pesa o seu filho todas as semanas? A melhor balança para um bebé são os olhos dos pais."

A verdade é que há semanas em que engordam mais que outras e se só for pesado mês a mês, no consultório, a média pode ser perfeitamente aceitável. Quando os pesamos semanalmente sofremos uma carga de nervos e de ansiedade que não vai ajudar.
Se não soubesses que tinha aumentado 20 gramas, achavas que o Pedro não tinha sido bem alimentado?
Que médico segue o Pedro? Posso aconselhar-te o pediatra dos meus, ajudou-me mesmo muito nesta questão.

Um grande abraço solidário!
bicho ruim disse…
Tella, a balança é a mesma?
Tella disse…
A balança é a mesma.
Nasceu com 3,200 e ontem tinha 4,740 kg. Em quase 3 meses, aumentou 1,540kg. Parece-me pouco, fazendo a média.
Su, olho para ele e acho que não está subnutrido, mas tb não é rechonchudo.
Patrícia disse…
Minha querida, imagino como te deves estar a sentir...
Espero que alguma das sugestões que deram dê resultado.
Muita, muita força para ti!

Um abraço muito apertado!
Bjs
mãe pimpolha disse…
Sinto muito que te estejas a sentir assim. Esse leite que tiras nunca o deves deitar fora, porque é mais aguado e serve mesmo para isso, para hidratar. Vais ver que quando chegar o Verão, com a sede, ele mama este mundo e o outro.
Mesmo que tenhas que introduzir o LA continua com o teu antes, que lhe dá algo que nenhum LA dá.
Pode ser que mais lá para a frente ele comece a engordar mais e possas amamentar em exclusivo.
Já falaste com a Babs e a APPM, certo?
só te posso desejar que as coisas se orientem, porque sei que queres muito amamentar,
Beijocas
Anónimo disse…
É certo que a amamentação é excelente para a criança e um momento de maior relação mãe-filho mas, quando daí advém este grau de ansiedade e sofrimento e não se consegue obter os resultados desejáveis na criança porquê insistir? Eu passei por tudo isto, inclusivé por enfermeiras (talvez as mesmas) a questionarem a minha sanidade mental e percebo como a situação pode ser sofrida mas por experiência própria penso que exista uma pressão social pesada que nos faz sentir más mães quando deixamos de conseguir amamentar a nossa "cria" mas, na realidade para o nosso filho não há uma diferença significativa no seu desenvolvimento tomando leite da mãe ou leite artificial. Passei por uma situação idêntica e tive que aprender a digerir a situação de amamentar o filho com suplemento e com ideia que surgia na minha cabeça de que estava a ser uma mãe incapaz. Mas hoje penso de uma maneira mais aberta e menos fundamentalista!
Boa sorte para esta fase complicada e muita força!
Tranças disse…
Ai mulher...nem sei o que te dizer...mas olha que essa frase faz algum sentido. Dizes que não acreditas em leite fraco, mas é possivel isso acontecer...não desanimes, o importante é ele ser saudável e vais ver que tudo passa. Bem sei que não te vai servir de consolo, mas eu antes dos 4 meses e meio do Tomás também tive que começar a dar suplemeto, pois achava que ele depois de mamar ficava com fome, nem era pelo peso, era porque chorava mesmo. decidi comprar uma lata para estar prevenida. Mulher, não DEIXAS DE SER UMA BOA MÃE POR DAR MENOS PEITO OU DAR LEITE ARTIFICIAL. Pensa nisso.
Coragem e reflecte.

Uma beijoca muito grande
Madame Pirulitos disse…
Estava aqui a pensar. Acho que não há leite Fraco, ao contrário da minha querida Tranças. Mas podes achar que tens mais leite do que na realidade tens. Experimenta tomar promil. Comigo tem resultado. Não custa tentar.

Beijinhos.
Tenho passado a tarde/noite a pensar em ti.
Sugiro que continues a insistir com a maminha, mesmo que passes ao LA... Tenta não desistir...Mas tu tens de ter calma. Não desesperes! Não compares o Pedro ao Tiago, nem mesmo o teu corpo... Não te esuqeças que com o Tiago era só um, o cansaço acaba por ser menos, etc.. Os biberões da nuk experimentaste os de boca larga ou estreita??? Actualmente a Beatriz goste de 2 da Tigex (do hiper!)...E o biberão onde mamava melhor quando era mesmo pequenina era um da Medela que veio com o kit da bomba que aluguei...http://www.sweetcare.pt/medela-biberoes-tetinas-p-CR0039MD.aspx
Beijos e uma abraço apertadinho!!! Muita calma!
Nokas79 disse…
Bolas... que desatino...

Acho que já te deram boas sugestões e não vou estar a ser repetitiva. Queria só sugerir que experimentasses uma tetina de fluxo maior (resultou com a minha filha - ela tb prefere as de silicone, como a chupeta).

Acredito que vais vencer esta etapa!
Força!!!
Caramba Tella... nem sei que te diga. Desejo que consigas ter força para ajudar o Pedro e a ti, claro. Muitos beijos