Data histórica

Nunca acreditei que o Obama ganhasse as eleições. Sempre pensei que na hora de escolher, no momento de pôr a cruz no boletim de voto, os norte-americanos fossem reconsiderar e optar por um presidente branco. Surpreenderam-me e escolheram-no (e bem, na minha perspectiva). Viram o homem e não a cor. A questão racial ficou para outro plano.
O mundo deposita uma grande esperança neste senhor. As expectativas são altas. Espero que não haja desilusões.

Mas há uma pergunta que não me sai da cabeça: se o Socrates fosse negro, tinha ganho as eleições com maioria absoluta? E se o Sarkosy fosse negro, tinha ganho em França? A Europa que, por vezes, pensa que está moral e intelectualmente acima dos EUA estará pronta para uma mudança tão grande?
Sinceramente, acho que não.
Infelizmente.

Comentários

sofia disse…
Tella
Eu tenho para mim, que só ganhou porque é mestiço, se a mãe não fosse branca, não sei se ganharia.
Como ele próprio diz, sempre foi visto pelos brancos como negro e pelos negros como branco.
Gaivota disse…
Bem, na verdade o homem só é metade negro e acredita que isso teve peso. Se ele fosse daqueles negros cor-de-carvão, não sei se lá teria chegado. É que o racismo também tem graus por tom da pele. Infelizmente.