Help! Queremos dormir!

O Tiago dorme no quarto dele desde os 4 meses. Decidimos mudá-lo para o habituar desde cedo ao seu espaço apesar dele ainda mamar duas ou três vezes durante a noite. Quando estava de licença de maternidade, a coisa levou-se relativamente bem. A partir do momento em que regressei ao trabalho, a coisa, isto é, os passeios nocturnos, tornaram-se complicados. Na mamada das 3h00 da manhã, vencida pelo sono e pelo cansaço, deixava o Tiago na nossa cama.
Aos poucos, ele foi-se habituando/viciando na nossa presença na cama e a partir de determinado momento, era um berreiro sempre que o deitávamos na cama dele. Ainda o deixamos a chorar por dois dias consecutivos durante 20 minutos (ai! o meu coração de mãe partiu-se nesses momentos) e não deu em nada porque o pai acabou por adormecê-lo ao colo, tanta era a sua agitação. Rapidamente chegámos à conclusão que era uma medida parva!
Neste momento, o Tiago só adormece na nossa cama, agarrado ao nosso cabelo e orelhas! (ele há com cada pancada!). Por vezes, conseguimos mudá-lo para a cama dele, outras nem por isso porque acorda e chora muito.
Quando o mudo para cama dele, acorda à 1 para mamar e daí em diante, não o conseguimos pôr no quarto dele. Fica a dormir connosco. E dorme-se mal a três! Ele mexe-se imenso, dá-nos pontapés, vira-se todo, quer constantemente mama (tanta que numa noite desesperada, saquei a mama de fora e fiz dela um bar aberto donde ele ia mamando ao longo da noite...mais mamiféro do que isso não há!).
Também experimentámos mudá-lo novamente para o nosso quarto e se nas duas primeiras noites, acordou apenas uma vez às 5h00, nas noites seguintes foi o acordar de duas em duas horas, o chorar, o querer consolo com a mamã e o papá.
Depois deste longo relato, preciso da vossa ajuda, da vossa opinião/sugestão.
Obrigada.

Comentários

Anónimo disse…
Tive o mesmo problema com o pinguim. Por isso começámos a habituá-lo a adormecer na cama dele. Deitamo-lo lá às 21h, depois do banho e eu vou cantando para ele até que adormeça. Acorda à meia noite/uma para mamar. Eu vou lá, dou-lhe mama e ele adormece. Fica na cama dele. Na mamada das 4 é que é mais complicado. Aí o ai vai busca-lo e ele por regra fica lá até de manhã. Neste momento não tem mamado às 4, mas acorda na mesma. Quando ele deixar de acordar a essa hora, deve ficar a noite toda na cama dele. Tem de ser gradual. Primeiro desabituo-o de mamar tantas vezes, depois logo passará a dormir a noite toda na cama dele.
É preciso muita paciência. Mas tens boas dicas aqui:

http://www.babywhisperer.com/smf/
Anónimo disse…
eu estou sempre a repetir-me,mas como as técnicas da babywhisperer funcionam comigo, eu sugiro-as sempre. suponho que já fazes as coisas do costume, ter uma rotinha pré-estabelecida, ter um ritual antes de dormir, assegurar que ele come bem durante o dia para nao precisar de calorias à noite (isso infelizmente nao funciona com o meu porque ele bebe dois biberons lol à noite) .
pelo que li dela, o mais indicado no teu caso é o "pick up put down", assim ele nunca está a chorar sozinho....conheces o princípio? (só que nao podem fazer só uma vez e desistir, têm de ser consistentes no método que adoptarem...isto vindo de uma mãe que passava 40 minutos a adormecer o bébé para ele dormir só 20min!) se nao conheceres diz que eu tento fazer um resumo. nos casos que ele expoe, os pais chegam a fazer 50 vezes nas primeiras noites!
manuela (manelita)
Ok. Tella, também quero ajudar. Também tenho o livro descrito pela Manelita... que tal se eu tirar fotos (com baixíssima resolução) e as colar no meu blog ou as enviar para o teu mail... podes ler... Bom, não é fácil ser mãe. Obrigada pela força também.
Não desistas nem desesperes. Já agora... aí estão as férias.... Viseu;)
bjs
Lurdes Silva disse…
Provavelmente foram várias mudanças ao mesmo tempo. A mãe ir trabalhar e ele ir para o quarto sozinho. Na minha opinião ele deveria adormecer na cama dele e quando esta fase estivesse bem aceite então para o quarto. Sei que é dificil, pois a minha Inês p adormecer na cama com essa idade, demorava cerca de 2 horas e dps só com a cama a abanar. Era desgastante. Compensa o facto de agora com 3 anos dormir na cama dela no quarto dela, sem dramas :)
Anónimo disse…
Eu não vou ser uma boa ajuda porque a minha filha apesar de dormir na caminha dela, está no meu quarto. Só adormece agarrada ao meu nariz, e dorme a noitinha toda.
bJ
Tella disse…
Elsa, se não te importas, coloca as fotos no teu blog.
BJS
Tella disse…
Manelita, ajuda-me...Dá-me mais pormenores!
Já está Tella... só tens de entrar em cada foto e tentar imprimir. Estão numeradas, boa leitura colega ;)
Anónimo disse…
aqui está um link que explica o método

http://www.babywhisperer.com/smf/index.php?board=89.0

aconselho te ler os seguintes posts:

What is pu/pd, why is it different then cry it out/controlled crying?

How long will it take for pu/pd to work?

How do I do pu/pd? (Includes age adapations)

10 Reasons You Cannot Use Pu/Pd


vou ser sincera, como o meu não daria porque ele quando está a chorar não se cala com colo...o que vale é não precisei desta técnica em particular,mas pode resultar no teu
manuela
Tella, a Appm pediu pra enviar por e-mail. Se quiseres também posso enviar para ti. Basta deixares um PM. beijoca
Patrícia disse…
Ai custa tanto!
Com o Rodrigo também não foi fácil!
Mas nunca cedi!
Nunca o levei para a nossa cama. Preferi e prefiro "sofrer" e ficar junto à cama dele até sossegar.
O que é certo é que resultou!
Agora, quase todas as noites são dormidas de seguida!
Mas, até aos 13/14 meses, ele chegava a acordar 3 vezes durante a noite para comer!
O que importa é que não cedas, senão, qualquer dia ele vai para a faculdade e ainda dorme com os papás!!! LOL!
Ele tem que perceber que não faz mal ficar na caminha dele...
Bjs
Unknown disse…
Assim como tu tambem eu começei a habituar o Gonkas a dormir no quarto dele desde os 4 meses mas nunca tive problemas dormia lá que nem um principe.
Não te preocupes que isso´são fases.

jokas
Isa disse…
Daqui a uns tempos, quando já tiveres noites inteiras descansadas, peço-te eu conselhos!!Lol. Boa sorte e boas dormidas!!
Beijinhos
sofia disse…
Adorei a expressão Bar Aberto, lindo.

Pois, eu também a deixo a chorar na cama, não a levo para a nossa, senão é o descalabro.
Só aos 11 meses é que a madalena deixou de mamar de noite, tens de ter paciencia
Anónimo disse…
Olá...

É a primeira vez que te visito... antes de mais parabens pelo teu pequenote, é lindo... tb tenh um pequenote, o Duarte, têm dois meses e pouco de diferença...

O Duarte tb dorme no quartinho dele desde os 4 mesitos, neste momento já só acorda uma vez por noite para mamar... de dia já come a sopa ao almoço, embora ñ goste, e a papa ao lancha, que misturo com fruta cozida para ñ ser só papa, pk acho que a papa só o que faz é engordar... ñ sei se é por isso que ele dorme tanto...
mas compreendo-te muito bem, pk uma noite que ele acorde 2x, no dia a seguir já ando a morrer com sono... Vi que ele nasceu no Garcia da Orta... tb és da margem sul portanto... eu moro no montijo, o Duarte nasceu no barreiro...

Uma bjoka e se tiveres um tempinho vai conhecer o meu Duarte...

Ana e Duarte
Cristina disse…
Com o regresso ao trabalho eles sentem saudades e nós tb .. Comigo aconteceu a mesma coisa !!

Bjs
Anónimo disse…
olha, aqui é igual! tb levo o Guilherme prá nossa cama quase todas as noites! ele mama varias xs durante a noite, dormia no berço no nosso quarto ate ao 7m, í mudou pro quarto dele e passei eu a andar num virote cá e lá! e eu sou incapaz de o ouvir a chorar! o cansaço venceu-me e rendi-me... aos 9m comecei a traze-lo pra nossa cama e tb deixo as mamocas ao dispor! não há soluções miraculosas... foi a solução q encontramos pra conseguirmos descansar tb!!!
Beijokinhas