Leituras de dezembro/2024

Livro 41/2024 - "A geração da Utopia" de Peletela.

Gostei muito da 1a parte e as restantes foram mais aborrecidas. 4 estrelas. 


Livro 42/2024 -"A forsateira" de Olga Merino.

A ação decorre num meio rural em Espanha e é a história de uma mulher, com os seus mortos, que aguenta a vida da aldeia onde é vista como "louca". 

Gostei muito. 5 estrelas.


Livro 43/2024 - "Velar por ela" - Jean Baptiste Andrea

Li o livro porque o Expresso da semana passada fez um artigo sobre os 10 melhores livros publicados em Portugal em 2024. Este estava em 6°lugar e é o vencedor do prémio Goncourt.

É a história de um anão, na Italia fascista, que é um mestre da escultura.  A história flui bem, mas não achei assim nada de extraordinário. 4 estrelas.


Livro 44/2024 -"Mémoire de fille" de Annie Ernaux. 

Li este livro em francês e dei-lhe 4 estrelas. A autora fala sobre a primeira experiência sexual dela em 1958 de uma forma cua e despejada de tabus. 


Livro 45/2024 - "A minha prima Rachel" de Daphne du Maurier.

Acabei muito bem o ano com este livro, escrito em 1951, que tem personagens ambíguas. A prima Rachel é ou não culpada? Ele é ou não culpado? Há aqui e ali pequenos indícios, comportamentos das personagens, caracterização do espaço, que nos dão certezas do que sim e, de seguida, do que não. Fiquei convencida até ao fim do que sim e depois percebi que afinal, é talvez muito um livro sobre a condição feminina e que a minha leitura também é feita através de olhos preconceituosos que culpam imediatamente a mulher...Alguma vez dei hipótese à prima Rachel? 

Quando cheguei ao fim, reli o primeiro capítulo para ver se me tinha escapado algo. Não sei se escapou, mas que está bem escrito, isso não há dúvidas. Aconselho-o vivamente. 5 estrelas. 


Comentários