Livro 29

"Infantas de Portugal, Rainhas de Espanha" - Marsílio Cassotti

Demorei um mês e mais alguns dias a ler este livro. São 11 biografias de Infantas Portuguesas que se tornaram Rainhas de Espanha. São mulheres que têm apenas uma missão na vida: dar um herdeiro ao Reino. São mulheres que não passam de peões, de objetos trocados para reforçar alianças e que não têm nenhum mando no seu destino. Casam com tios, primos de 1°grau ou homens mais velhos. (Os níveis de consanguinidade dos nossos Reis são aberrantes com tantos casamentos entre eles.)
Algumas têm o azar de ter sogras más que lhe fazem a vida num inferno ou maridos que as humilham com amantes e filhos bastardos. Ainda por cima, quando ficam viúvas,  tornam-se freiras. Apesar da instrução e do dinheiro, são umas coitadas.
O livro  é interessante mas obrigou-me a contextualizar as dinastias, os reis, sobretudo os Espanhóis, que desconheço completamente, com excepção daqueles 3 que ainda fizeram perninha em terras Lusas.
Houve também um excesso de nomes, damas de companhia, de aios, de conselheiros, de educadores and so on, que tornaram a leitura pouco atrativa. 
É um livro para se ler com tempo e com disponibilidade.
Dito isso, dei 3 estrelas e recomendo se querem ter uma noção de história sobre Mulheres Portuguesas que deixaram marcas (ou não) em Espanha.


Comentários