Livro 22

"Os anos" - Annie Ernaux

O livro foi recomendado por Catarina Gomes, autora do livro "Coisas de Loucos". 

Neste livro, conta -se a história da França, de 1941 até 2006, e é ao mesmo tempo uma biografia pessoal e intimista da autora, onde nunca há um "eu" mas um "nós". São histórias que ficaram e que fazem parte do coletivo francês,  com inúmeras (demasiadas para quem não é francófono) referências às publicidades, músicas,  artistas e programas de TV franceses. 
São pequenos fragmentos narrativos, sobre o que fica para todos nós,  quando o tempo passa e apaga uns momentos e não outros.
Ao mesmo tempo, vemos a evolução do papel da mulher na sociedade, a criação  da sociedade de consumos, a alternância entre esquerda e direita, a figura do De Gaulle e do Mitterand e sentimos um desencanto no pós-guerra  e no sonho de maio 68. 
É um livro sem romantismo, sem saudades.  É o tempo que passa, é recorrer às memórias,  desencadeadas, quiçá, pela Madeleine de Proust no "A la recherche du temps perdu ". 
4 estrelas. 

(Achei a tradução péssima com traducoes à letra e sem notas de rodapé para explicar coisas como "não toques no meu amigo").

Comentários