Livro 28

"Almoço de Domingo" - José Luís Peixoto 

Comprei o livro no dia em que saiu, em Março ou Abril, nao sei. Foi entregue na casa dos sogros. Entretanto os sogros regressaram a casa e voltei para a minha mas deixei lá o livro porque queria lê -lo na ilha. Queria levar um autor do coração para o meu sítio do coração. Entretanto os sogros venderam a casa e o livro do meu Peixoto foi para uma das mil caixas aquando da mudança. Perdi-lhe o rasto e fui para a ilha sem ele. Há pouco, fomos a nova casa dos sogros e fui a garagem procurar o meu livro. Encontrei uma caixa de livro e por sorte, estava lá. 

O livro é a biografia do Rui Nabeiro. São fragmentos da sua vida, episódios que oscilam entre o presente, ele com 89 anos, e o seu passado. A escrita é de uma sensibilidade e delicadeza que chega a comover. Eu comovi-me na parte final. É acima de tudo um livro  muito bonito e dizer isso de uma biografia já é revelador do quão bom é o romance...
Sou suspeita porque o Peixoto é um dos meus autores de eleição, mas vale, sem dúvida, 5 estrelas.

Comentários