Livro 25

"As Vinhas da Ira" - John Steinbeck

O livro foi sugerido por uma colega que achou estranho eu não ter lido ainda este clássico, como se houvesse apenas dois géneros de leitores: os que leram este livro e os outros. Insistiu tanto, elogiou tanto que o trouxe da biblioteca.

O livro conta o êxodo da família Joad, depois e perder a quinta aquando do crash de 1929. Juntam-se a milhares de outros americanos, ao longo da estrada 66, na esperança de conseguirem uma terra, uma casa na Califórnia.

As personagens são fortes e há duas que me marcaram muito. A mãe é o centro. É corajosa,  incansável, lutadora, resistente e personifica todas as mães que querem ver os filhos sem fome. 
O Tom é o herói cheio de defeitos mas motor , a par da Mãe, da família. Luta até ao fim pelos deles. 
Há uma retrato da sociedade dos anos 30, da crise, dessa mão de obra quase escravizada que ganha apenas para comer uma parca refeição por dia que é muito boa e cativante.
É um livraço, basicamente.

5 estrelas e sim, recomendo a todos até porque há dois géneros de leitores...Não fiquem de fora como eu fiquei !


Comentários

Mary QA disse…
Li o Steinbeck em miúda na escola (acho que foi o The Pearl, a inglês), e ficou sempre associado a "leitura obrigatória"...
Vai já para a lista da próxima ida à biblioteca.