Livro 37 - 2020

"Quem é Amado Nunca Morre" - Victória Hislop.

O livro foi-me oferecido pela sua tradutora. Acho que nunca o teria lido se assim não fosse porque 1) nunca tinha ouvido falar da autora (grega); 2) a capa remete para um livro "ligeiro"  e 3) o título é do mais foleiro possível e remete mais uma vez para algo demasiado light. É eu sou muito preconceituosa com a literatura dita Light. Tenho a mania...enfim, cada um com os seus defeitos.*

O livro conta-nos a história de uma jovem ateniense - Themis - e das suas aventuras ao longo de 7 décadas.  Paralelamente, acompanhamos a História da Grécia, desde a ocupação nazi até à última crise económica de 2010. Eu não sabia nada sobre a Grécia moderna e descobri que houve uma guerra civil entre os colaboracionistas nazis e os comunistas, uma perseguição feroz a estes últimos, campos de concentração em ilhas-prisão com torturas inenarráveis para o exército comunista e ditadura dos "coronéis"  nos anos 60 e 70. Vivemos de forma crua as divisões que se criam na sua família por causa da política. 
Gostei do livro mas acho que ficou um pouco a patinar no final, devia ter acabado mais cedo. 
Não é uma grande obra da literatura mundial, é certo, mas é um livro que nos mostra outra realidade, outras vivências, que me ensinou muita coisa e que se lê muito bem. Dei-lhe 4 estrelas por isso. 

* [O título do livro é um verso de um dos poetas mais conhecidos da Grécia. Durante uma greve de trabalhadores, em 1936, vários homens foram mortos. O poeta ao ver a fotografia de uma mãe agarrada ao corpo do filho morto, sentiu -se inspirado em escrever o poema com o verso. Alguns meses depois, durante a ditadura,  milhares de exemplares do poema foram queimados. 
Isso tudo para vos dizer que nunca devemos julgar um livro pela capa ou pelo título!]

PS: Excelente tradução! 

Comentários