Sobre a expulsão do meu filho da sala de aula

Não estou danada com a professora. Se o fez, alguma razão tinha. E tinha. Gosto muito da professora dele. Acho-a sensata. Quando um professor põe um aluno na rua (seja com que idade), tem quase sempre razão. Adverte uma, duas, três vezes e depois passa-se. Como qualquer mãe!

Ele estava num brando que só visto. Não o castiguei porque a professora já o tinha feito. 
Expliquei-lhe o que tinha de ter feito, como devia ter agido. Acho que foi positivo. 

Passo a explicar: 
Sexta-feira, 16h00, uma colega faz anos e leva bolo para a sala. Enquanto se preparam as coisas, há um (grande) amigo dele (que se porta menos bem nas aulas) que está virado para trás e que começa a dizer parvoíces. O meu e um outro colega acham graça e desatam a rir. A professora avisa que não quer esse com comportamento. O outro continua (como sempre) as suas parvoíces. Sai da aula. Os dois outros (no qual o meu se inclui)  retomam as parvoíces do primeiro. Saíram também. 

Ah e tal, iam comer bolo, não estavam num contexto de aula e não sei quê... Verdade!  Por isso vieram para fora para refletirem e acalmarem. Resultou. 
Percebeu que o seu comportamento desadequado fez com que não cantasse os parabéns à colega, percebeu que o o outro o prejudicou, que não pode ser uma Maria vai com todas e que as regras, numa sala de aula, são para se cumprirem. Sempre. 

Fiquei em choque porque é meu filho e ele veio para a rua. 

Comentários

Raquel Ribeiro disse…
Completamente de acordo ! Sei bem o que custa colocar um aluno fora da sala, só o faço qd já não vejo mais soluções! E há só uma lição subjacente. Os nossos atos trazem consequências, boas e más!

Bjs
sofia disse…
Deixou-se levar pela patetice do colega...
bjs
Isa disse…
Não julgo a colega, cada um ensina de acordo com os seus valores e princípios...
Quando falaste em expulsão imaginei que tivesse ocorrido algo mais grave!
Retirá-los da sala por breves momentos é uma estratégia que, por vezes, também utilizo...