Amanhã é dia de...

Amanhã, o meu filho mais velho faz o exame intermédio de português. 
A professora dele não concorda com os ditos exames. Não lhes deu importância nenhuma. Não trabalha para eles e, como o referiu, não têm valor nenhum. Há umas semanas, não sabia ainda a data dos ditos cujos. Não fez nenhum na sala com eles. Diz que tem de trabalhar com eles e não treiná -los para os exames, pelo menos, no segundo ano. 
Concordei de imediato com ela. 
Fui falando com algumas mães que se mostraram muito preocupadas com os exames, que já tinham feitos muitos livros de exercícios. Voltei a falar com a professora sobre o assunto. Continuou a dizer que tínhamos de dizer às crianças que tinham de dar o seu melhor mas não se devia criar ansiedade nem fazer disso um drama. Concordei mais uma vez com ela.
Voltei a falar com uma ou duas mães que continuavam ansiosas e preocupadas. Quando lhes disse que não devíamos stressar muito, uma delas respondeu-me "mas a nota vai estar afixada e ninguém gosta de ver uma má nota afixada." 
Fiquei a pensar naquilo. 
Hoje fiz o exame do ano anterior com ele. Teve 75%. Lembrei-me das palavras do blog da mia, qualquer coisa como "não devemos competir com as notas dos nossos filhos" e não estudei mais com ele. Fomos jogar ao Uno.   

Comentários

Isa disse…
Não concordo com o exame nem no 2.º nem no 4.º ano de escolaridade! A avaliação no primeiro ciclo devia ser sempre contínua e qualitativa! Não é pelo resultado de um aluno num exame que se vê a sua evolução, esforço e empenho durante todo o ano!

Ainda para mais, tendo em conta que os alunos não sofrem retenções no primeiro ano de escolaridade e depois avançam para o 2.º ano onde vão adquirir competências de primeiro e espera-se que no final desse ano todos (quer os bons como os alunos com maiores dificuldades) resolvam o mesmo teste! Onde é que fica o respeito pelo ritmo de aprendizagem do aluno? O que é que esses resultados vão dizer?? Nada! Só estatística "para inglês ver"!

Mariah disse…
Fizeste tu bem. Juro que fiquei parva com essa resposta que te deram das notas serem afixadas. Depois ficamos surpreendidos com o fato dos putos serem competitivos (e não me venham dizer que isso é bom, pois esta competição é de serem melhores que os outros), depressivos e ansiosos. Acho isto tudo um disparate. Eu, tenho que fazer em casa o trabalho contrário, isto é, desvalorizar q.b os exames, pois a prof do meu filho faz o contrário, coloca-lhes uma pressão absurda. Só para teres uma ideia, no dia seguinte à prova de português do 4ºano, distribuiu-a pelos putos para eles verem como alguns não estavam preparados (contou-me o meu filho). Doentio!!! São só crinaças e têm tempo para estas tretas todas.
Raquel Ribeiro disse…
Aqui não se fez. Excelente opção do agrupamento. Não fazem sentido. Mas teve ficha de português de final de ano e pelo que me contou foi bem mais difícil que este teste intermédio, que eu fui espreitar por curiosidade! Amanhã tem ficha de matemática e na terça a última do ano, a de estudo do meio!
Se tudo continuar assim, o seu primeiro exame será no 4º ano.
Agora sem dúvida que os pais (e alguns professores) é que andam stressados, ansiosos e preocupados. Vigiei os exames de 4º ano e as crianças estavam bem, sentiam-se acompanhadas pelos seus professores e auxiliares, e foram bem recebidos pelos profs de eb 2,3 e não houve choros, nem nervos! Já dos pais não posso dizer o mesmo... Alguns não largaram o portão da escola enquanto decorria a prova!!!!