O pai cá de casa: agora é a minha vez.

O pai cá de casa é um pai presente. Eu acho que ele poderia fazer mais. Ele acha que faz mais do que digo/penso.
O pai cá de casa chega tarde, às 19h15. Sei que para muitos, isso não é tarde mas para mim, que gosto de ter toda a gente jantada às 19h30, é tarde. Quando chega (salvo raras excepções), os putos já tomaram banho, o jantar já está pronto e o Pedro por vezes está a comer. Sai-me do pêlo. Tal como de manhã. Acordo-os, trato deles e levo-os à creche. Podíamos mudar o sistema mas isso implicaria deixá-los mais cedo na escola ou jantar mais tarde. Sim, sou obsessiva com as horas.
O pai cá de casa arruma a cozinha. Quando o Benfica joga, arruma-a no intervalo. Arruma também os brinquedos dos filhos, a reclamar que o menino Tiago e o menino Pedro foram dormir sem os arrumar. Ameaça que um dia, vai pôr tudo no lixo. Garganta, está visto.
Aos fins-de-semana, cozinha ele ou eu. Depende do petisco. Ele faz coisas boas e elaboradas. Eu desenrasco qualquer coisa comestível.
Quando precisa, o pai cá de casa passa as suas camisas a ferro . Cose um botão quando necessário. O jeito dele na costura já lhe valeu o título de "fada do lar". É a admiração de muitas tias que o elogiam mas que nas costas, me criticam. E que me repetem vezes em contas, "não sabes a sorte que tens! "
Não muda fraldas aos filhos, de livre e espontânea vontade, quando estou em casa. Nunca toma a atitude. Assumiu que era tarefa minha, só pode. Quando estamos juntos, no fds, não se lembra de lhes dar banho ou de lhe dar o lanche. Faz apenas quando lhe digo. Mas não gosto de lhe dizer. Ainda vivo na ilusão, referida pela Mme Pirulitos, de que "ele teria de fazer por ele, sem eu pedir. E ainda mais fazê-lo por prazer, por imenso prazer, quase aos pulinhos de tão contente que estava de cuidar dos filhos, arrumar a casa, dar banho aos putos, dar-lhes de comer, mudar cocós. Tudo e tudo e tudo." Um dia, hei-de crescer e tornar-me numa tirana!
O pai cá de casa brinca q.b. com os putos. Alega que tem trabalho. Eu também tenho mas deixo-o para depois das 22h00. Opta, demasiadas vezes para o meu gosto, por um filme. É atento e gosta que as regras sejam cumpridas pelos filhos. Ao fim-de-semana, dedica-lhes mais tempo.
O pai cá de casa é bricoleur. Dos bons. Conserta tudo. O micro-ondas avariou-se. Ele abriu,-o analisou-o, comprou a peça et voilá, como novo. É assim com tudo, a minha avó costuma dizer "que lhe nasce tudo das mãos". Também, diz "reclamas de barriga cheia!. Devias ter um como os outros."
Ando sempre nesta encruzilhada: ele faz muita coisa, acho que poderia fazer muito mais. Quero sempre muito mais. Queria mais ajuda ao final dos dias. É uma loucura (como qualquer casa) fazer jantar, aguentar as birras de cansaço dos putos, dar de comer, orientar as coisas. Ai de mim que o critique porque levo sempre com o "nem sabes a sorte que tens". Como se a partilha das coisas em casa não existisse. Apenas a mulher submissa que tem de fazer tudo resignada e que não pode pedir mais. O caralho!


Comentários

E.M disse…
Só tu Tella! Porque é que me identifico tanto com tanta coisa que afirmas...? Concretamente com este post... oiço isso muitas vezes..."nem sabes a sorte que tens, filha!" Pois... o nosso problema é que não somos comodistas e ainda bem! O mundo pula e avança :-). És uma mulher do caraças, como costumo dizer, porque com dois filhos raramente te oiço queixar e eu... sempre me lamento com o pouco tempo... e também peço mais do M. sempre, porque acho, tal como tu, que devia ser algo que não se devia pedir.
Beijos
Mary disse…
Ui, tanto paninho para mangas que este post tem...
Mas dos 300 comentários que poderia fazer vou só salientar algumas coisas.
Há um tempo atrás, ainda eu vivia sozinha, uma grande amiga, já casada e mãe de filhos disse que, quer queiramos quer não, numa casa tem sempre de haver alguém que seja o "organizador" - o que planeia as refeições, o que organiza as roupas, as compras, etc - e o outro, o que executa (ou não) mas a pedido. Claro que o ideal seria não ter de pedir, mas imagina que era dois a criar, a planificar, a organizar, seria bastante mais confuso...
Por outro lado, em relação ao sermos nós a fazer, quando estava grávida de 5 ou 6 meses queixei-me à médica que estava muito cansada (a gravidez cansa-me, que hei-de eu fazer!) e ela perguntou-me porque raio era eu que tratava do baby de manhã, e porque raio era eu que lhe dava banho e jantar à noite! E eu fiquei a pensar nisto. De facto, foi só alterar os horários um bocado, meia hora mais cedo ou meia hora mais tarde, e passou a ser o pai a tratar desses assuntos. Claro que eu tenho de deixar a roupa organizada, e a toalha perto da banheira, etc, mas deixei de ser eu a fazer. Se seria melhor ter sido ele a tomar a iniciativa, ainda para mais estando eu grávida? Claro que seria. Mas a verdade é que também não partiu de mim...
Nokas79 disse…
Bem, eu sou daquelas que quando se queixa o faz de barriga cheia. (Não tanto na parte das lidas domésticas mas principalmente em relação aos miúods.)
Tenho plena consciência disso mas, muitas vezes, não é o suficiente e quero um pouco mais.
Ah, o meu maior inimigo é o Benfica... só estorva e serve para me enervar... o homem bloqueia...
Gaja disse…
Como gostei de ler o teu post!!

Há uma frase feita que cada vez me parece mais real: "Os homens são todos iguais!" Vá, as mulheres também devem ser todas iguais, mas pronto...

Consegui rever-me em muuuuuito que disseste!

Força aí, ou não fossemos Super-mulheres!!

Beijinho,
Repolhinha (Cátia)
demimparati disse…
Olá.
Eu sou mais uma que também se queixa e não me canso de lhe dizer que podia ajudar mais.
Ele até ajuda, mas lá esta, é preciso eu pedir. Raramente tem a iniciativa.
Ajuda a limpar a casa e limpa muito bem. Tem um pouco de tudo ...
Beijinhos.
Patrícia disse…
Epá...
Até me arrepiei!!!
Tal e qual por aqui...
Será que temos o mesmo marido?! LOL!!!
Ainda ontem, arrumou a cozinha no intervalo do jogo do Real Madrid com o Barcelona!!!
E como o teu, também não dá banhos, não dá comer, etc..., etc...
Pior... não engoma e não saber coser um botão...
Até hoje, nunca mudou uma fralda à filha, nem deu banho...

Acredita, não estás sozinha!!!

Bjs