O ó-ó

Dormir cá em casa sempre foi um tema difícil de gerir.

O Pedro parece que segue o caminho do mano.
Adormece ao colo e aí fica durante uma boa meia-hora. À noite, se o colocarmos na cama antes disso, acorda. Durante o dia, independentemente do tempo que está ao colo, acorda sempre quando o deito na cama. Se o ponho na espreguiçadeira, fica a dormir.

Faz sestas de uma hora e meia quando estamos os dois em casa, sozinhos e em silêncio absoluto. Acorda com qualquer barulho. Quando há mais pessoas (pai e mano), dorme no máximo 45 minutos. Fora de casa, dificilmente o consigo adormecer e faz birras de sono.

Começa a dar noites boas. Dorme comigo e acho que se serve da maminha quando lhe apetece. Temos também bar aberto para o sr.Pedro! Acho porque já acordei com ele agarrado à mama. Amamento-o deitada e adormecemos os dois assim, unidos pela mama.

O Tiago ainda não dorme a noite toda. Acorda a chamar por mim e a dizer "deita mamã" e a pedir "leitinha". Já tentámos não lhe dar, mas ele dá em gritar tanto que rapidamente desistimos (horas impróprias para gritos, birras, sermões, explicações, etc.). Todas as noites, sem nenhuma excepção, entre as 3h00 e as 4h00, muda-se para a nossa cama. Dormimos os 4 juntinhos, sendo que eu estou agarrada ao Pedro e o Miguel agarrado ao Tiago. Para nós, é a maneira de dormir menos mal.

Depois de ter lido o Bésame Mucho de Carlos González que defende a partilha da cama com os filhos e que apresenta várias justificações que, no meu entender, fazem sentido, sinto-me mais aliviada. Como se a teoria de alguém acreditado desse mais consistência ao nosso método e ao meu instinto que acha que devo dormir com as minhas crias para que haja uma boa harmonia familiar. E verdade seja dita, adoro dormir com eles. Sabe bem porque estamos sempre abraçados.

Comentários

Desta vez, lamento mas não tenho opinião formada... Como sabes a Beatriz sempre dormiu na cama dela e desde os 9 meses no quarto dela. Ela vêo quarto dela como espaço para dormir, enquanto que a minha cama é espaço para brincar e mimalhice... É raro dormir sestas na minha cama ,mas dorme na casa da minha mãe com ela ou comigo...
Bjos
Madame Pirulitos disse…
O meu dorme connosco.
Nem calculas a cara da enfermeira quando me perguntou e eu disse-lhe isto, a segunda-feira.

Entendo toas as posições.

Começou por dormir por ser mais cómodo para nós, porque ele não queria a cama dele de maneira nenhuma e eu andava exusta. Mas depois tornou-se um hábito bom.
Dormia sempre no meio de nós e há cerca de 15 dias encostei a cama completamente à parede e dorme entre mim e a parede. Assim durmo ao lado dele e abraçadinha ao pai.

Gostei de ler o besame porque me apaziguou o coração. Embora toda a gente diga que faço mal, inclusivamente a minha mãe. Mas é tão bom pensar que assim crescem com, ainda mais, amor e independentes e fortes.
Se é para continuar? Costumo pensar que não. Costumo pensar que tenho que começar a pensar neste desmame:)

Beijo
demimparati disse…
Olá.
O Gonçalo só começou a dormir a noite toda,sem pedir o leitinho, à dois meses.
Para dormir ele só dorme comigo.Gosta de dormir abraçado a mim e eu adoro. Adoro sentir o cheiro dele,o calor dele, é muito bom ouvir ele dizer "mãe deixa dormir no teu colo".
Agora que ele dorme no mesmo quarto que eu quando acorda , e tem noites que 5/6 horas da manhã vem para a nossa cama e fica até nós nos levantar.
São fases, ás vezes custa mais, mas sabe sempre bem estar perto deles e sentir que nós somos importantes.
Beijos
demimparati disse…
Esqueci-me de te dizer que depois de ele adormecer coloco-o na caminha dele.
Quando formos para a nossa casa espero que ele volte ao ritmo de adormecer comigo na caminha dele e depois sou eu que vou para a minha cama.
Só estou com ele até ele adormecer.
Beijo
sofia disse…
A Inês tem exactamente o mesmo dormir que o Pedro - era igualzinha (e ainda é...)
(acho que tenho de oferecer esse livro ao pai cá de casa. é que ela acorda poucas vezes durante a noite, mas sempre que o faz acabo - irremediavelmente - por 1 hora depois de estar ao lado do berço, levantar-me e ir embora e em 2 segundos começa tal berreiro a chamar a mãe, que o desfecho é sempre o mesmo: um biberão de leite, colo e só adormece na nossa cama, as 2 juntas, e às vezes já quase na hora do pai sair para trabalhar - como hoje
E nisto tudo eu só penso que pegar logo nela e deitá-la connosco resolvia essa "insónia" em 3 tempos, e em vez do pai dormir 1 hora - aquela em que fico junto à cama dela - e mais outra e meia na sala, tínhamos dormido todos!...)
Mary disse…
Eu à noite nem tenho discernimento para pensar seja no que for... quero é que ele durma! Quero lá saber se é na nossa cama, na cama dele, ao colo, se bebe leite ou não...eu quero é dormir! Cá em casa os filmes da noite continuam, mas o meu filho ainda nem tem quarto. Só a paciência de sair do quarto para lhe dar o leite da noite... nem pensar!
Madame Pirulitos disse…
Tella Maria, minha querida: amei o que contaste. ri-me à brava. era exactamente esses clichés que estava à espera de ouvir. Na altura deves ter engolido em seco!

Muito bom mesmo.

Beijo grande
Paulikas disse…
Tella, cá por casa isso não acontece, no entanto não critico quem o faz.
Se essa for a melhor solução, porque não? Beijokas
Paulikas disse…
Tella, cá por casa isso não acontece, no entanto não critico quem o faz.
Se essa for a melhor solução, porque não? Beijokas
mãe pimpolha disse…
Eu sempre me borrifei nas teorias e fiz o que era melhor para nós.
Dormiu comigo até aos 3 meses e aos 4 foi para o quarto dele, mas a meio da noite vinha muitas vezes para a nossa cama.
Agora já não vem porque dorme a noite toda, senão podes querer que dormia connosco à mesma.
Beijocas
Nokas79 disse…
Não te "mates" a pensar nisso.
São fases.

Ainda hoje o meu filho não adormece sozinho e vem parar à nossa cama muitas vezes. Umas ao início da noite, outras a meio, outras quase de manhazinha e outras fica na dele, não quer saber de nós. De inverno é sempre pior...

Já a irmã nunca dormiu connosco.
Há muito que me deixei de preocupar com isto. Minto, fico preocupada que a Sofia não esteja a ser tão beneficiada quanto o irmão.