Dormir (aviso: post muito longo)

O dormir sempre foi difícil. Houve até uma altura que ficava angustiada só de pensar que a hora do deitar se aproximava. Houve birras, choro, minutos que pareceram horas sentada no quarto dele, às tantas da madrugada. Tenho plena noção que o erro foi nosso. Nunca ensinámos o Tiago a dormir sozinho. Segui mil teorias que nunca levei completamente ao fim por duvidar todas delas. E o erro também foi esse. Quis experimentar tudo e no fundo, não experimentei nada. Também tenho noção que o cansaço ou a preguiça falaram mais alto. Tornou-se demasiado cansativo ensiná-lo, ou pelo menos, tentar ensinar a dormir sozinho.

Começou logo no início quando ele adormecia no meu colo ou no colo do pai à noite. Sabia tão bem que permanecíamos ali, com ele nos braços.Outra coisa que não ajudou muito foi até aos 5 meses, ele acordar de 2 em 2 horas para mamar, e eu, sempre cheia de sono, em vez de adormecê-lo novamente, fazia o mais fácil e rápido, ou seja, dar-lhe mama para calá-lo e voltar para cama. Aos 4 meses, tivemos a infeliz ideia de colocá-lo no quarto dele. Resultado: não há quem consiga acordar de duas em duas horas, sair da cama, ir para o quarto ao lado, dar mama e voltar para a adormecer. Tornou-se também mais fácil e rápido ir buscá-lo, dar-lhe mama na minha cama e deixá-lo no nosso meio.
Houve também a tentativa de adormecê-lo, numa fase já mais crescida, na caminha dele. Primeiro, sentada no chão do quarto dele, dando-lhe a mão e depois no ele chora - tiro-o da cama - coloco-o novamente lá - ele chora- tiro-o da cama - coloco-o novamente lá-etc. Chegámos a estar uma hora e meia à espera que ele adormecesse. Chegava a sair do quarto dele com uma vontade de chorar. Perder tanto tempo para adormecer um puto que duas horas depois já estaria acordado novamente. Também passámos pela fase deixa chorar que ele há de adormecer e rapidamente chegámos à conclusão que essa teoria não era para nós.
Sim, o erro foi nosso...Muitas técnicas nunca levadas até ao fim... uma mistura de tentativas frustradas.
Neste momento, temos a nossa técnica. Não é a melhor mas é aquela que nos permite dormir um pouco mais. Sabemos que ter filhos é dormir menos. Há, portanto, que minorar isso.
O Tiago adormece comigo na nossa cama. Demora em média 10/15 minutos a fechar os olhos. Passo-o depois para a cama dele onde fica até às 2hoo/3h00 - hora do leite. A partir daí, acaba a noite connosco, na nossa cama. Voltamos todos a dormir em menos de 5 minutos. É óptimo.
Na semana passada, como já disse no post anterior, ele dormiu a noite toda durante dois dias seguidos. Infelizmente, gritei vitória muito cedo e lixei-me!

Gostava um dia de deitar o Tiago na cama dele, contar-lhe uma história, dar-lhe um beijo, apagar a luz e sair. Assim, tão simples quanto isso. Mas não me parece que vá ser para breve!

Quando tinha poucas certezas sobre a nossa técnica, perguntava ao Miguel o que faríamos quando chegasse outro filho, a resposta dele tranquilizou-me. Disse "havemos de dormir os 4 juntos". É isso mesmo!

Comentários

Anónimo disse…
Bem mas em compensação tens esses momentos unicos em que tens o teu pimpolho na tua cama contigo, devems aber muito bem :)

O resto pode ser cansativo mas pensa que vai melhorar de certeza daqui para a frente.
Também sem paneleirices: gosto de ti também, mesmo, muito e, tal como tu, acompanho vários blogs, mas existe contigo uma cumplicidade especial... releio-me nas tuas palavras... muitas vezes. Acompanho o Tiago, um mês mais velho, e imagino o Gui...

Sobre o dormir... acredito que é essa a questão que mais preocupa os pais. Porque é necessário manter a sanidade mental, dormindo, porque os pequeninos precisam de dormir, etc, dormir é fundamental e torna-se desesperante quando não se consegue. Não há formulas mágicas. Há bebés diferentes e o que tu fizeste foi correcto. Tentaste todas as "teorias", nenhuma deu resultado, portanto adaptaste-te.... e é assim mesmo. Tem de haver encaixe entre nós e eles... e há também o COSLEEPING... que muitos pediatras e psicólogos defendem como muito benéfico para as crianças.... ;-) Nós fizemos isso enquanto ele era bem pequenino tb pelas mesmas razões... adorámos. Felizmente, depois dos 5 meses e meio.... começou a dormir mais do que 2 horas...lol
beijokas...
tens o meu mail... escreve sempre que quiseres, ok?
bjs
Isabel disse…
Como eu te compreendo!!!
Su disse…
Cá por casa andamos a comprar mobiliário novo para a mudança e já está decidido: a cama nova vai ter 1,80 m!

As teorias são muitas e as noites mal dormidas ainda mais! O que me consola é que o meu irmão mais novo dormiu na cama dos meus pais até aos 7 anos e hoje em dia é super independente, vive sozinho desde os 17 anos e saiu de Portugal há uns 6 anos!

Faz o que te diz o coração e sem complexos!
Gaivota disse…
Cá me casa dorme tudo na mesma cama e desde que nos deixámos de teorias da treta, dormimos todos noites quase sempre inteiras, felizes e descansados.

Não me parece que ele queria dormir connosco até à adolescência, por isso a nossa teoria é aproveitar enquanto ele é pequenino e precisa de nós e dar-lhe todo o amor e segurança que ele precisa.

Boas noites!
demim disse…
Olá mamã.
Passei por aqui e ao ler este post, posso dizer-te que poderia ser escrito por mim.
O meu filhote tem 17 meses e contam-se pelos dedos as noites que ele dormiu seguidinhas.
Mas ultimamente tem sido muito complicado,acorda a meio da noite a chorar vou ter com ele e lá consigo acalma-lo mas mal me estou a deitar como ele já esta a chorar,então acabo sempre por leva-lo para a minha cama.E aí ele acaba por adormecer e só volta acordar de manhã.
Dizem que não é bom, que estou a habitua-lo mal,mas é assim que eu consigo descansar também um bocadinho mais.
Acredito que esta é mais uma fase de muitas que os bebes têm de passar e por isso vou continuar a leva-lo para a minha cama sempre que ele pedir.
Tu também já tentates e chegaste á conclusão que assim é que é melhor para ele e para voçês,e isso é que é importante é voçês estarem bem.
Beijinhos