Vacina da gripe A: sim ou não?

Estou indecisa.
A minha médica disse-me que ia ser contactada pelo centro de saúde para ser vacinada. Primeiro, teve uma conversa politicamente correcta, "de acordo com as recomendações do Ministério da saúde, vai ser contactada para tomar, a vacina e pronto etc, etc" e acaba com uma coisa do género "agora se me pergunta se tomei ou se vou tomar, digo-lhe que não". Acha que há demasiado alarmismo, que nunca recomendou às suas grávidas a vacina contra a gripe sazonal, que os testes ainda não eram muito conclusivos. Acabou a conversa dizendo "a decisão é sua!".
Hoje fui ao centro de saúde e uma médica deu-me a dita ficha para ser vacinada. Perguntei-lhe a opinião dela. Ela já foi vacinada e recomenda a vacinação à população. Recordou os perigos no caso das grávidas e dos medos das pessoas quando surge algo novo. Comparou o caso com a vacina da meningite que no início também suscitou dúvidas e opiniões divergentes. Acrescentou ainda que confia em que sabe mais e mais coisas ainda! Acabou a conversa dizendo "a decisão é sua!".

De facto, a decisão é minha mas não sei o que fazer. No início achava que não, depois de ver o Prós e contra sobre o tema, achei que sim. Ao falar com a minha obstetra, achei que não e agora não sei!
Tenho até terça-feira para decidir e ser vacinada...ou não!

Comentários

carolina disse…
fala com a Mary sobre isso. ela tem uma opinião muito bem fundamentada! gostei muito de a ter ouvido falar sobre o assunto.
Epá... estou a ver que estás ente a espada e a parede... O que é certo é que a tua ob, disse-te que ela não tomava... Eu francamente (tb n estou grávida!) não vou levar, falei com a pedi da Beatriz e ela tb não a recomendou à menina... Mas lá está... 50% estão a favor os outros 50 contra...
Não ajudei né???
Bjos
Mary disse…
A minha opinião não tem nada de científico mas eu não tomaria a vacina porque até agora nenhuma grávida q tenha sido vacinada já teve o bebé, pelo que não se sabe os verdadeiros riscos e efeitos q a vacina pode ter nos bebés.
Se calhar quem percebe um pouco de vacinas acha esta opinião descabida pois a vacina nunca afectaria o bebé, mas a verdade q a tua obstetra não tomava, e a da Cati também não.
Cáti disse…
Tella, eu ando nessa indecisão há uns tempos, embora tenha a mesma opinião da Mary e ninguém ainda ma tenha conseguido mudar. Na semana passada fui à minha obstetra convencida que ela ia decidir por mim... mas não! Ela disse exactamente que a decisão é minha e do pai do bebé porque o bebé é nosso e no final da conversa também me disse que no meu lugar não sabia se levava. À minha volta não há 50% para cada lado; entre médicos, colegas, amigos e conhecidos, 90% das pessoas diz que no meu lugar não tomava. Eu e o Gui decidimos que não vou tomar e agora estamos a ver como me protejo contra as dezenas de casos que existem diariamente nas escolas onde trabalho.
Não Tella! Não. Esta é a minha opinião... se me enviares o teu mail... reenvio-te um que recebi sobre essa vacina. É assustador e a mim tirou qualquer dúvida. Não sei se sou influenciável, mas gostava de o partilhar contigo e com mais pessoas...
beijos
http://www.youtube.com/watch?v=nTgyakGAddM

vê se dá...
Dá, já confirmei... vou colocar no Blog também...
beijos e que ajude
CLS disse…
Também ficaria com muitas dúvidas, se estivesse grávida. Já não sei se o problema é informação a menos, se é informação a mais e não sabermos qual a mais fiável.
Beijinhos
CLS disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria João disse…
ora eu não tomaria sem estar grávida quanto mais se estivesse. Anda muito mas muito alarido por causa dessa tal gripe, mas e a outra?? A minha opinião é não tomes.
Muitos bjinhos e que tudo corra pelo melhor.
Mamã Pirata disse…
Pois eu ando na mesma duvida....n te sei responder.

bjs,