Livro 17 - " A Casa Grande de Romarigães"

 "A Casa Grande de Romarigães" - Aquilino Ribeiro


Sempre ouvi falar de Aquilino Ribeiro,  mas nunca tinha lido nada dele. Já tinha pensado que devia lê-lo, que não fazia muito sentido ler autores estrangeiros sem conhecer os nossos. Assim, numa ida à biblioteca da escola, trouxe este. 

É a história da Casa Grande, solar situado num Minho rural e analfabeto, crente e supersticioso e das várias gerações de fidalgos que por lá passam. Há momentos engraçados, mas não fiquei fã. 

Deste romance, há a reter uma coisa sobretudo: é um livro escrito num excelente português. Tão excelente, que tive dificuldades em ler. Tropecei em muitas palavras cujo significado desconhecia e nem pelo contexto chegava lá.De duas em duas frases, quase. Uma canseira. Usei muito (mas mesmo muito) o Priberam. Isso tirou encanto à leitura. Ainda por cima, nem sei se retive na cabeça 5% das palavras consultadas... 

Dei-lhe 3 estrelas, mas recomendo a leitura, sobretudo para perceberem como o Aquilino é mestre da Língua Portuguesa. Mestre, mesmo. 

Comentários

Carolina disse…
Não foi leitura obrigatória na fac? Tenho andado com isso às voltas desde ontem mas não me consigo recordar...
Tella disse…
Acho que não. Pelo menos, não me lembro...