Livro 20

"Filho Da Mãe " - Hugo Gonçalves 

Conheci o Hugo Gonçalves através da série portuguesa "Até que a vida nos separe" (disponível na RtpPlay). Juntamente com o João Tordo e outro autor cujo nome me escapa, escreveu a série (que será uma das melhores que vi em português e com uma banda sonora simplesmente genial). 
Como não conhecia e não sabia se valia a pena comprar ou ler, fui perguntando aos conhecidos se tinham ouvido falar, se já tinham lido. Duas amigas tinham lido este livro e ambas gostaram. Uma recomendou-me a leitura.

Não sabia ao que ia. Não sabia do falava...
É um livro auto-biográfico,  intimista e muito triste.
Sem lamechices e com uma linguagem crua, fala da morte da mãe,vítima de um cancro quando tinha 8 anos, e de como foi crescer com a sua ausência. Na tentativa de recuperar a memória, volta aos sítios por onde passou, recupera histórias dela e da família através do pai, da avó e do irmão. Fala-nos sem pudor das fases pelas quais passou até chegar a este livro, uma espécie de aceitação, de crescimento interior que culmina com o momento em que deixa de ter 8 anos para sempre e ter perdido a mãe.
Comovi-me muito. Fechei o livro em pranto ( e ao escrever estas linhas, as lágrimas voltam. )
(Enquanto leitora, transporto as minhas vivências e experiências para este livro e é impossível não projetar nele pessoas que conheci e que deixaram crianças órfãs, eu enquanto mãe de dois rapazes).
Dei-lhe 5 estrelas e recomendo mas...A palavra cancro, que nunca fora pronunciada na casa dele, é muito difícil de digerir...

"Quando, há 32 anos, regressei a casa e fui procurar a minha mãe em cada quarto, comecei a esquecer a sua voz. Não tenho o casaco de peles, os desenhos do hospital ou as cassetes. Mas, porque somos aquilo que recordamos, nesse dia, passei a ser também a sua voz, a sua memória,  essa coisa humana - essa coisa assombrosa - de podermos amar aquilo que a morte tocou."


Comentários