Livro 19

"Um Gentleman em Moscovo" - Amor Towles

Uma colega emprestou-me um dos livros que mais tinha gostado de ler durante o primeiro confinamento. Falou dele, elevando as expetativas. A Carolina também o leu na mesma altura e não falou assim dele. Ela tinha razão. 

O livro conta a história de um Conde condenado por um tribunal bolchevique, em 1922, à  prisão domiciliária num hotel luxuoso em Moscovo. 
Toda a história decorre no hotel. O Conde é uma personagem deliciosa, carismática e por quem senti uma grande empatia. Cruza-se com várias outras personagens e o livro... é isso. Paralelamente há uma Rússia que se transforma numa União Soviética, que participa na 2a Guerra Mundial, que se fecha e abre ao mundo. Enfim, há um quê de História, vá. 
Houve momentos em que pensei que o livro era muito aborrecido porque são  500 e tal páginas com histórias do dia a dia do Conde. Nem sempre as histórias do dia a dia são empolgantes, certo? Apesar disso, fui incapaz de  pôr o livro de lado porque a narrativa ou o Conde, não sei, prende-nos de alguma forma. É uma personagem demasiado encantadora para não o seguir. Acho que este é o segredo do livro. Fazer com que uma personagem seja quase um conhecido, uma pessoa que parece que sai do livro. 
E é gentleman, claro. Não se vira costas a um Senhor.
Dei-lhe 4 estrelas (ou 3,5).

Comentários