Livro 18

"Canção Doce" - Leïla Slimani

O livro começa de forma chocante, apesar do título. A primeira frase é "O bebé morreu". Ficamos logo a saber ao fim de meia dúzia de frases que uma ama matou duas crianças. 
Lemos o livro para saber os motivos, para tentar perceber as razões que levaram àquela tragédia, conhecer a mãe, que chega à casa e encontra os seus filhos mortos, conhecer a ama. Queremos perceber o porquê, como se houvesse  justificações  para o horror.
A autora recria tudo. Dá-nos a conhecer os pais das crianças que colocaram a carreira em primeiro lugar, relegando as suas obrigações parentais para segundo plano e a ama que mais parece, ironicamente, a tábua de salvação para que a familia viva feliz, uma ama perfeita amada por todos.
A leitura avança rapidamente. As frases são curtas, pragmáticas e duras. Até se tornam claustrofóbicas. Tu já sabes o que acontece mas queres saber porquê,  queres culpar alguém: a mãe, que decide regressar a trabalhar, o pai que desconfia, mas que prefere o conforto da vida organizada com a ama que se afigura perfeita? A solidão? O loucura? A sociedade que obriga homens e sobretudo mulheres a escolherem entre a carreira e os filhos? 
Gostei do livro (e já encomendei o último livro da autora para levar comigo nas férias.) e recomendo.
4,5

Comentários