Ainda sobre a ajuda

Acordávamos o  Pedro por volta das duas da manhã para o pôr a fazer xixi. Mas acordava sempre com xixi na cama. 
Há dois dias, creio que no sábado, pediu-me para dormir com fraldas. Recusei até porque não as tinha em casa. 
Hoje, quando o fui deixar na escola, foi um berreiro: que ia fazer outra vez xixi a dormir na escola, que iam dizer que era um bebé e que queria fralda. Foi arrancado do meu pescoço, aos berros, a dizer que queria a mamã e que ia fazer xixi (e claro que fez, como todos os dias no último mês). 

Hoje, já fui ao Lidl comprar fraldas.
Ouvi muitas opiniões mas ouvi-o sobretudo a ele que quer fralda porque ainda não se sente preparado. Quando chegar a primavera, ou antes se ele se sentir preparado, tentamos mais uma vez. Como diria o meu Tiago, "tudo ao seu tempo mamã"

À tarde, na escola, vamos ver como corre. Lá, não há fraldas e não é isso que me aborrece de momento. O que me chateia é o meu Pedro sentir-se incomodado com os outros. Esta é para mim uma grande surpresa. 

Comentários

Mara_Q disse…
O João só fez o desfralde nocturno quase com 5 anos. E de vez em quando ainda temos acidentes. A Rita ainda usa fralda à sesta e à noite e tiro-lha sempre cheia de xixi. Cada um tem o seu timing...
Beijinhos
Isa disse…
Pode ser que quando ele se sentir preparado seja o primeiro a pedir para tirar a fralda. Vamos ter paciência!! Beijinhos
Catarina disse…
Olá Tella,
Tu viste o meu problema com o Hugo. Foi ele que decidiu quando tirar as fraldas, acho que deves voltar atrás e deixá-lo reflectir sobre o assunto. Eu tive que voltar a pôr fraldas de dia porque o Hugo retinha o xixi...
Também outro conselho, antes de lhe pôr a fralda à noite, é ir à sanita fazer o xixi da noite...
Na creche do Hugo ainda há um menino de 3 anos que faz xixi durante a sesta da tarde...
Tudo a seu tempo..
Bjs
Mariah disse…
Não tive esse problema com o João o desfralde foi muito pacífico e apenas tivemos um acidente noturno (não saiu à mãezinha). Mas lembro-me que quando andava no infantário havia miúdos que faziam xixi na sesta e apercebi-me que eram apelidados de bebés. Eu, nestas coisas, deduzo sempre que estas pérolas têm que vir primeiro de quem não devia, isto é, das educadoras e auxiliares. Acho que fazes bem em ouvir o teu filho (vê-se que li o besame mucho, recentemente). Beijos Tella
sofia disse…
Tella, terá acontecido alguma coisa para provocar esse retrocesso?
Pode ter sido um episódio cuja reacção por parte dos colegas na escola o tenha deixado tão nervoso que ele passou a sentir-se inseguro relativamente ao xixi...
Na minha opinião, se ele pede a fralda, mais vale dar-lha
MAs que faça um uso dela semelhante ao das cuecas
O desfralde da minha correu lindamente, mas ela, durante mais de um mês, quis andar de fralda, mas usava-a como cuecas: iamos na mesma à casa de banho e raramente molhava a fralda
Todos os dias lhe perguntava se queria a fralda ou cueca e certa vez aceitou as cuecas e assim aconteceu
Claro que tivemos acidentes, mas tentámos sempre desvalorizar
Pode ser que lhe passe rápido essa fase
Força e beijinhos
gabzia disse…
A miúda cá de casa também se sentia incomodada com os "outros" e por isso deixou de dormir a sesta na escola, para prevenir os xixis na cama. É sempre difícil acertarmos com as palavras para os ajudarmos a vencer este medo do que os outros vão dizer e pensar. Nós falamos da nossa infância, por exemplo, o pai também fez xixi na cama quase até aos 9 anos (deve haver aqui questões genéticas, só pode).
Beijinhos
Gabriela
Mary QA disse…
Tella, neste caso o melhor é falar com a educadora.
Ele fazer xixi de noite e na sesta é normalíssimo,o que é preciso é que ele ache normalíssimo também. Parece-me que ele se sente mal/envergonhado por ter feito xixi na escola, ou bem porque outros meninos gozaram ou as educadoras "repreenderam" de alguma forma (e digo isto com aperto no peito...).
O meu mais velho até há pouco tempo tb fazia xixi na sesta, e elas nunca puseram fralda outra vez, mas ele encarava a coisa com muita naturalidade - talvez porque havia outros meninos da idade dele q tb faziam. Acontecia mais ou em alturas de stress, ou em semanas de chuva (e aí era todos os dias). De noite de vez em quando lá vem um xixi na cama, ainda esta noite fez. Mas para ele pior do que acordar com xixi (que lá está, ele acha normalíssimo) é acordar com fralda, aí fica mesmo triste.
Só te digo que eu com 2 filhos, a experiência do 1º não me serviu para nada com a 2ª. Foi tão, mas tão diferente (ainda está a ser...)
Fala na escola, porque ele tem de encarar isto com naturalidade e não stressar.
Bjs para ele, e p ti tb vá...
Tella disse…
Mas eu falei com ela e ela aconselhou-me em pôr fralda à noite, uma vez que ele quer. O Pedro cheg à escola e a primeira coisa q diz é que fez xix na cama, em casa. Isso deve atormentá-lo para o resto do dia. Ela diz que ninguém o atormentou na escola, nem os amigos. Ele até acorda na boa...aparentemente. O Pedro disse-me que foi uma auxiliar que lhe disse q ele fazia xixi na cama como os bebés... Pois... :( (mas nem levo a mal porque eu tb já lhe disse isso sem nenhuma má intenção. É daquelas coisas parvas q dizemos, sem perceber que faz mossa)
Mary QA disse…
Pois, eu tb já disse coisas do género. E o Pedro vê que o irmão-crescido não faz, logo só pode ser coisa de bebé...
É conversar com ele ou até com o Miguel disfarçadamente (em frente a ele) "que este e aquele meninos de 4 anos tb fazem xixi a dormir, olha que chatice, são coisas que acontecem. Paciência."
Tem mesmo a ver com a forma como ele encara a coisa...