Creche

Ando a cismar com a creche do Tiago.
O meu filho raramente chora. É bem disposto e gosta de brincar connosco.

Quando o vou buscar à escola, ele está sempre com a cara molhada e com os olhos vermelhos e inchados. Está com um ar infeliz, de carneiro mal morto.
Tiraram fotografias aquando do Natal e quando as vi, nem queria acreditar. Nas fotos, o puto estava com os olhos vermelhos, inchados de tanto chorar. Não comprei, claro! Mas fiquei a pensar que podiam ter esperado que ele estivesse melhor, mas não o fizeram. Será porque ele está sempre nesse estado?
Na sexta-feira, disse-me a auxiliar que o Tiago tinha tentado morder a bochecha a um colega e que elas acharam estranho, uma vez que o Tiago, passo a citar, "está sempre a chorar ou sozinho num canto a brincar". O meu coração ficou pequenino, pequenino.
Estarei a ver coisas a mais?
Será que o Tiago não é feliz nesse infantário?

Comentários

Neste momento devreia ter uma palavra de animo... mas francamente Tella... se o Tiago anda são tão feliz e sorridente com voçês, porque não acontece lá também??? Na minha opinião deve haver algo que o deixa menos feliz e tu tens todo o DIREITO de questionares quem melhor achares para te esclarecer... podias começar por referir que com voçês ele não é como tu sempre o encontras lá...

Começo a teimar como tu, pois tal como o Tiago, o Gui também chora assim que entra na ama, mas logo depois esquece e quando volto para o buscar está a sorrir ou a brincar e muitas vezes até se atira à ama... acredito e tenho fé que é o horror da separação... vou escrever sobre isso, pode ser que ajude.... num próximo post.
Beijinho grande e espero francamente que passe e que ele deixe de ter os olhinhos vermelhos!
bjs
Diana disse…
O Tiago não é, de certo, feliz nesse infantário!!
Principalmente se dizes que ele em casa é bem disposto!!!

Obviamente que deviam ter esperado que ele ficasse num estado apresentavel para as fotos, realmente, na minha opiniao, ou ele lá está sempre triste ou entao nao sei outra razao.

Um conselho: Aparece na creche sem elas estarem a espera, e tentar entrar sem qualquer tipo de controlo... assim, pode ser que consigas perceber o que o Tiago tem, e se está a chorar ou nao!

Não é normal uma criança estar assim.

De manha quando o vais deixar, ele fica de livre vontade?

Beijinhos*

procura uma soluçao, rapida!
Hummmmmm.... Deixas-te a pensar...
Su disse…
Querida, põe-te alerta... é natural que uma criança demore algum tempo a integrar-se, que continue a chorar por não ter os pais perto, que brinque sozinho, mas é obrigatório que a educadora e as auxiliares o ajudem a sentir-se mais feliz, a sentir-se mais seguro e auto-confiante para conseguir passar o dia na escolinha. Se as funcionárias não estão a fazer isto, então não estão a fazer o que devem.

Cada vez mais me parece que as escolas vivem num mundo separado da família. Se uma criança tão pequena passa muito tempo a chorar num canto sozinha, tem de se conversar com os pais, explicar a dificuldade que o filho está a ter e, acima de tudo, ajudá-lo a ser feliz! Nada menos que isto!

Vai dando notícias. Sei bem o que sentes, o meu coração está contigo!
Anónimo disse…
Compreendo perfeitamente que sintas essa desconfiança...somos mães e estamos sempre alertas!
O meu filho anda no mesmo infantário que o Tiago e na mesma sala...o meu entrou em agosto e nessa altura tinha como educadora a A. da sala dos 2 anos. Em setembro para meu espanto a A. passou a ser educadora da sala dos 2 anos e a sala dos nossos filhotes ficou com a coordenadora pedagógica como educadora. Fiquei piurça! Mas logo de seguida fui falar com ela e com o director! Penso que devemos sempre dirigir-nos aos responsáveis para esclarecermos o que achamos que não está bem e exigir que seja alterada a situação.
Penso que nesta sala talvez falte uma presença mais assidua da educadora e que a C. (auxiliar) está a fazer os dois papéis o que não está correcto! Mas, como o meu filho está perfeitamente integrado e quando o vou buscar está feliz a brincar... Esclarece a situação com a educadora responsável e com a auxiliar. Eu sei que algumas crianças tem mais dificuldade em adaptar-se ao colégio. Será esse o problema? Não sei...procura desvendar o que se passa. E como sabes podes entrar lá a qualquer hora e veres o teu filho sem problemas de te bloquearem a entrada.
manue disse…
pois...porque não começam a pensar em alternativas? concordo com as mãmãs..não parece estar feliz....que tal se pedires uma reunião com a coordenadora pedagógica para tentarem perceberam porque chora tanto? assim explicavas que o feitio dele nao é esse e qual o comportamente dele em casa....pode ser que eles se lembrassem de estratégias....
força Tiago!
csr disse…
Alerta, alerta...
Não acho normal que não tenham ainda falado contigo em relação ao comportamento do Tiago na escolinha. Como é que se "ele até está sempre a chorar e a um canto" ainda ninguém veio falar com os pais em relação a essa situação?!? Por muito menos se chamam os pais, para mim é grave, mais ainda, já repararam no comportamento dele e já tentaram contraria-lo???
Fala com o/a responsável pela sala e expõe as tuas preocupações, e claro encontra uma solução, pois embora ele não esteja em idade de brincar com, deve saber brincar ao lado de.
Força e um beijinho grande, espero que tudo se resolva.
Unknown disse…
Dá para ver k o Tiago n é feliz nesse infantário ou então passa-se algo k o faz ficar assim.

O melhor seria falares com a educadora ou com a directora...

O teu coração de mãe saberá dizer-te o k fazeres.

jokitas
Anónimo disse…
O meu pimpolho faz sempre birra qd chega a creche mas passa e durante o resto do dia ele está bem e so chora qd se aleija. Acho que se sentes que o teu filho ai não está bem deves fazer alguma coisa, se calhar primeiro falar com a educadora da creche mas depois se calhar é melhor pensar noutra alternativa, pior não pode ser ...
beijocas
Isabel disse…
Isso talvez seja porque ainda não se distrai com os seus amiguinhos... mas vai passar. Há crianças que demoram mais a adaptarem-se. Bjs
Rute T. disse…
Estive a ler as opiniões aqui deixadas e não sei bem que comentar. O meu Gonçalo é um miúdo que até à data ainda não é muito sociável com os amiguinhos da sala. É extremamente reservado e brinca muito no seu mundo, ainda não procura os outros meninos, mas também não rejeita a companhia. E quanto ao falar, em casa não se cala, fala, canta e brinca sem parar e na sala dele é super calado e calmo. Pode ser a ambientação que ainda está a faltar ao Tiago, não sei. Mas no caso do Gonçalo, tanto eu como o pai perguntamos frequentemente como está a ser a integração dele e o feedback tem sido positivo e ele está a melhorar aos poucos. Pode ser que o Tiago demore mais tempo, não sei... No entanto, se podes lá ir a qualquer hora, acho que é boa ideia, para averiguares as dúvidas. um beijinho grande para vocês
Anónimo disse…
Olá mamã, pessoalmente falaria com a educadora, não me parece razoável encontrares o teu filhote de olhos vermelhos de chorar (em fotografias ou não) nem tão pouco ouvires um "está sempre a chorar ou sozinho num canto a brincar". Então e qual é o papel da auxiliar e educadora no meio disto tudo?!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana
Anónimo disse…
Olá Mamãs,

Tenho uma filha de treze meses que entrou na creche ao completar 12 meses, neste primeiro mês acompanhei bem de perto a sua adaptaçao que não tem sido das melhores, cada dia que tenho que lá deixar,fico mais deprimida e cada dia menos contente com a forma das educadoras e auxiliares.

Considero que minha filha teve sorte pq a Joana sua educadora parece ser a mais meiga e jeitosa deste infantário, pq as da classe de dois anos e tres anos, fiquei literalmente passada, elas "gritam" como se aquelas pobres crianças fossem um soldado.

Por ser brasileira penso que isto me assombre mais, pq não fui criada e nem tive professoras que fizessem isto comigo. Certo dia quando estive no corredor a observar minha pequena, espiei as das outras turmas de 2 e 3 anos, e ouvia uma criança gritar pelo papá, aos prantos, a eduacadora em vez de acalmar e conversar, Dizia: Cala-te Marta, Já chega!!! e pegava pelo braço e a encostou para o canto da parede. Fiquei parada, meia patética com o que vi. Saí e fui logo ligando para contar ao meu esposo. Tive vontade de falar um monte para aquela educadora.
Agora pergunte para si próprio como os seus filhos estarão com um sorriso nos lábios com este tipo de tratamento e ainda mais, sentirem incapazes e impotentes diante de um adulto que que em vez de transmitir confiança e carinho, transmite brutalidade e insegurança??
Não esqueça que nossos filhos ainda são pequenos demais para se defenderem e não nos tem por perto para podermos os ajudar.
Bjs