Da idade

A sala de professores está cheia de gente nova. Têm quase idade para serem meus filhos. Alguns têm cara de bebés e ar assustados. Eu meto conversa com eles todos porque sei que é difícil a integração numa escola com um corpo docente envelhecido que trabalha junto há muitos e muitos anos. Há pouca mudança naquela escola. Falam comigo na terceira pessoa do singular. Insisto na segunda pessoa. Dizem que sim, com sorrisos mais ou menos forçados, mas não conseguem ou não querem. 

Recordo-me então do meu primeiro ano naquela escola, com 23 anos. Não tratava ninguém por tu, por mais que pedissem. Fui durante muito tempo uma das professoras mais novas do sítio. Quando cheguei aos 30 e muitos é que comecei a tratar os colegas mais velhos por tu. O meu colega de inglês,  com a idade que tenho hoje,  dizia-me "fazes-me sempre sentir velho. Um dia vais perceber ".  

Percebi agora. 

Comentários