Livro 8 - "Tu não és como as outras mães "

 "Tu não és como as outras mães" - Angelika Schrobsdorff



Há uns anos, a Mary fez uma review que me despertou interesse. Nunca me esqueci do título e foi um dos primeiros a procurar nas ofertas epub. 

A autora conta a história da sua mãe Else, uma mulher livre, que viveu de acordo com a sua vontade ou como o descreveu numa carta à sua filha já no final da sua vida:  "Acaso a minha vida não foi só feita de loucura, superficialidade, egoísmo,  ânsia de prazer, delírio erótico..."

Elsa, judia mimada e egocêntrica, que viveu intensamente os loucos anos 20 na Alemanha, numa bolha cheia de luxo onde era o centro do mundo. Não encarou a realidade com a subida do nazismo, vivendo ou querendo viver sempre à sua maneira. Esteve exilada na Bulgária durante a segunda guerra e da opulência e da femme fatale, passou à pobreza e à tomada de consciência da sua vida feita de nada, dos erros cometidos e do sofrimento causado aos outros em nome de uma vida intensamente vivida e sem amarras. Disse na mesma carta à filha "No entanto, às vezes nem sequer me arrependo. Foi, apesar de tudo, belo."

Não gostei das personagens, mas fiquei  enfeitiçada pela vida delas. Houve, no entanto, um momento em que me estava a aborrecer. Dei-lhe 3 estrelas.

Comentários

Carolina disse…
Li esse livro na ilha e, neste momento, só me recordo do título…