Livro 12 - "Um tempo a fingir"

"Um tempo a Fingir" - João Pinto Coelho



Depois de ler "Perguntem à Sarah Gross" e "Os Loucos da Rua Mazur" e de ter gostado muito, resolvi trazer o último do João Pinto Coelho. 

O contexto:  Annina é uma jovem judia rebelde, que vive na Toscano, na Itália. O Duce está no poder e os fascistas estão em todo o lado. O livro é contado, inicialmente a duas vozes e em dois tempos diferentes: a Annina entre 1937 e 1943 e a do irmão em 1952. O contexto da 2a guerra mundial e da descriminação racial é acessório, um mero cenário. Não é o tema central do livro, embora a capa (foleira, by the way) e resumo digam o contrário.

Fala-nos então de quê? Da Annina, da sua rebeldia, dos seus sonhos violenta e terrivelmente perdidos e do sentimento de vingança que a faz continuar a viver. 

Para mim, as personagens são o problema. Não gostei delas. Parecem inverossímeis. No entanto, a história é bem contada e assim fui lendo porque queria saber o desfecho. Houve ali uns twists que me surpreenderam, mas nada do outro mundo. É um daqueles livros que se lê, mas que não dão muito em troca. Fiquei desapontada. 

3 estrelas.

Comentários