Livro 10 - "Pão Seco"

 "Pão Seco "- Muhammed Chukri



Ouvi falar do livro no jornal Público, no ano passado, onde se dizia que finalmente este livro tinha sido traduzido em português. (O livro foi publicado em 1973.)
Foi depois disso recomendado por alguns escritores que sigo nas redes sociais, sendo que um disse que era a melhor coisa que tinha sido editada em 2021. Fiquei curiosa.

É o relato autobiográfica do autor (marroquino) que começa quando tinha 6 anos, durante uma época de fome, até a idade dos 20 anos, momento em que decide aprender a ler e a escrever. Relata sem pudor, sem floreados ou poesia, cenas de sexo e de alcoolismo, para onde se refugia para esquecer um céu nu, e de violência, onde o pai encarna a figura mais violenta do livro e com quem terá uma relação de ódio visceral, sem nenhuma tentativa de perceber a maldade dele através da miséria. É assim porque sim. 
Com o livro, ficamos a conhecer a sociedade marroquina, nos anos 30 e 40, do século XX: a ignorância, a misoginia, a prostituição, a miséria e a opressão exercida pelos poderosos. 
Gostei muito do livro; da forma como é escrito e do que me deu a conhecer. Gostei muito do livro sem achar a história extraordinária. O relato, este sim, é muito bom. Dei-lhe 5 estrelas. 

Comentários