Livro 4 - 2020

"O Escuro que te Ilumina" de José Riço Direitinho, autor do livro "Breviário das Más Inclinações" que tanto gostei de ler.

Foi a mãe de um colega do futsal do Tiago, que tinha reparado, através do Goodreads, que já tinha lido quase tudo do escritor, que mo emprestou. Sendo amiga do autor, ela tem também uma ligação emocional com o livro e deu-lhe 5 estrelas. Disse-me ainda que era um dos livros que levaria para uma ilha deserta. 

É um livro desconcertante. Desconcertante porque é um livro pornográfico. Tem partes muito visuais, com palavras muito chocantes, vulgares. Imagens fortes, linguagem crua mas também  momentos verdadeiramente líricos. É uma prosa poética também. 

É a história de um homem que vive numa grande solidão, e para quem o sexo é a bolha de oxigénio que dura apenas o tempo do orgasmo. Passado isso, é a solidão que resta, uma espécie de abismo. Escrito sob forma de diário, seguimos as suas aventuras sexuais e também o seu amor platónico pela vizinha. 
Há sempre uma tristeza latente no livro porque o escuro permanece. Ele fode (sim, é mesmo esse o verbo) com várias pessoas que fazem do sexo sem tabus uma tábua de salvação, um escape à vidinha. 

Há cenas de sexo forjadas, que me envergonharam. Outras, naquele contexto, fazem sentido mas é muitas vezes demasiado. 
Não gostei da pontuação do livro. Foi talvez a parte mais penosa: o uso e abuso dos dois pontos: uma seca: cortou o meu ritmo de leitura: não percebi a razão . Estão a ver? É assim mesmo. Nao exagero. 
Apesar de tudo isso, li o livro avidamente. 
4 estrelas.

Sinto que é um livro que tem de ser relido muitas vezes.


Comentários