Sai um chá de camomila para a mãe do canto!

Sempre fomos uns sortudos: chegamos cedo a casa. Em média, às 17h15 ao mais tardar, estamos os três em casa. O pai cá de casa chega uma hora e pouco depois. 
As atividades deles eram às sextas, das 17h00 às 18h00. 
Sempre tivemos tempo para fazer muita coisa juntos, nem que seja não fazer nada sem culpa, mas juntos.

Agora de repente, estão a ter treinos quase à noite, às segundas, quartas, quintas e sextas, das 19h às 20h30. O horror! A preocupação, a angústia e o stress instalaram-se na minha cabeça tão frágil. Passámos o domingo a confecionar as refeições para a semana para que seja mais fácil mas ainda há muita coisa a stressar-me.
1) A hora do jantar que sempre foi às 19h30/19h45 no inverno passa a ser quase às 21h00. Simplesmente horrível porque não passámos tempo de família juntos após a refeição. Enquanto como, só penso que eles têm de ir para a cama e dou por mim a querer despachar o momento do jantar, que sempre foi feito de forma tranquila; 
2) Não temos um tempo para ver a nossa série em família após o jantar ou jogarmos às cartas ou... Não temos tempo para estarmos juntos, os 4;
3) O tempo de deitar sempre foi às 21h15 mas agora passa a ser mais tarde e ainda por cima agora, que acordam mais cedo do que nos anos anteriores; 
4) O Tiago no 5º ano requer mais foco nos estudo, mais tempo...que agora não tem. O que será do meu filho?
5) O Pedro, mais novo, acusa cansaço muito facilmente e fica sem apetite. Preciso de relembrar que ele é muito muito magro e que comer sempre foi a nossa saga?
6) Ir ao ginásio ou correr está difícil de encaixar agora.

Como fazem para não stressar com isto tudo? 
O desporto é essencial, eu própria não passo sem ele, mas será assim tão importante ao ponto de ficarmos todos doidos? (eu pelo menos eu, vá!)
Dicas senhoras, preciso de dicas! 



Comentários

carolina disse…
Estava a ler-te e a pensar: "eles têm de treinar nesse sítio, a essa hora, esse desporto? um sítio onde se treine mais cedo?..." Não haverá uma alternativa que vos ocupe apenas duas noites na semana?
Raquel Ribeiro disse…
Hum... concordo c o comentário anterior. tem mm q ser 4 dias? Será porque treinam em dias diferentes? Não há outras horas? E se for levado menos a sério?

O guilherme tem apenas basquete 2x por semana (4ª e 6ªf) das 18:45-20h, mas em algumas semanas não vai à 4ªf ou sai mais cedo pra não transtornar as rotinas. Não vai ao jogos aos fds. E é tudo aqui na vila...
Desporto faz falta mas a minha sanidade mental também precisa de descanso... eu nunca seria daquelas mães que passa os finais de tarde/noite a levar/buscar de atividades, porque não faz sentido essa ocupação toda! Ele precisa de brincar, estar em casa, fazer tpc. Eu preciso de tempo pra mim! Mas isto sou eu...se calhar egoista!

Beijinhos e boas decisões
Nokas79 disse…
Este ano é o primeiro em muito tempo que conseguimos 2 dias sem treinos (para já). A vontade de treinar é tanta que os tornou mais organizados e eficientes no estudo e quando aumenta a carga/ tempo de treinos, por estar em dois escalões, reuno com o treinador e dito as minhas regras: só faz X treinos, escolha os mais importantes.
Mariah disse…
Eu sou um péssimo exemplo Tella. Tenho um filho que está a precisar de praticar exercício, mas recuso-me a esse ritmo. Este ano deve ir para o desporto escolar, que será à tarde. Mais do que isso, não! Andou no judo dois anos, o horário era 3 vezes por semana das 19 às 20 e foi um stress, principalmente para mim. Beijos
Mary QA disse…
O ideal seria encaixar os dois no mesmo dia... No ano passado tinha cada um a fazer a sua actividade em dias alternados e achei que seria bom para dar tempo de filho único a cada um deles enquanto o outro fazia futsal ou ballet - correu mal! Este ano ainda estou a tentar encaixar uma actividade para ela nos mesmos dias do futsal dele - dando prioridade à actividade dele, o que não é correcto, mas ele leva o futsal mais a sério... Que os miúdos não devem andar sobrecarregados de actividades eu concordo, mas cada um fazer uma actividade desportiva acho essencial... e um desporto de equipa ainda mais! Por isso faz-se o sacrifício. cá em casa nunca houve nada depois do jantar se não lavar dentes, história e cama. Durante a semana não há ecrãs. Estamos em família a por a mesa e a jantar e a tomar banho... Desde que somos 5 cozinhamos refeições antecipadas e temos tudo no frigorífico (inspirados pelo blogue da Joana Roque As minhas receitas). Ainda estamos a lidar com todo este caos e temos a casa de pantanas, mas pronto. E não, eu ainda não retomei o meu exercício (que só faço de manhã antes do mundo acordar).
Boa sorte!
#tamojuntas
#madonnatambémésoccermum
#donadolorestambémfezsacrificios