7 anos de ti, Pedro

Até custa escrever 7 anos. Fogo, és o meu mais novo, o meu bebé, aquele que não consigo ver crescer, aquele a quem ainda dou muito colo, a quem ainda dou comida à boca quando o desespero cresce de ver a comida há séculos no prato. E no entanto já tens 7 anos.
Ao longo dos 7 anos, aprendi muito. Percebi muito cedo que vieste a este mundo para virar o meu ao contrário. Contigo, chorei muito. Por ti chorei muito também. Mas contigo, sorri e sorrio mais ainda. 
7 anos...A sério? 
És tanta coisa. És o miúdo que acorda com mau feitio, que grunha monossílabos incompreensíveis até começar a comer a torrada. És o miúdo que quer dormir de manhã, que precisa do seu tempo para se reencontrar, só isso.
És o miúdo que me puxa o cabelo,em várias situações, desde dos tempos em que adormecias na minha mama. Ficou-te esse hábito. 
És o miúdo que se emociona com declarações de amor da avó ou dos pais, mas que aguenta as lágrimas. Abraças com força nesses momentos e puxas-nos o cabelo. Ao teu irmão, disseste -lhe que o amavas porque é o teu melhor amigo e porque adoras brincar com ele. O meu coração de mãe agitou-se com o vosso abraço depois disso. Está gravado cá dentro e dentro de ti, eu sei.
Só choraste uma vez durante um desenho animado; foi com a separação da Heidi e do avô. Nos momentos mais dramáticos de outros filmes, olhas sempre para mim e eu sei que estás a fazer muita força para não chorar e queres que eu vejo que não choras mas não entendo a razão. Mas aceito e nunca comento. Digo por ti "que triste" e siga. 
Passas horas a brincar sozinho, no teu canto, com os legos ou a brincar com os teus peluches, o teu ursinho. Adoras desenhar e recortar papéis. Ficas horas nisso também. 
Ainda não sabes ler mas está quase. A escola diz-te pouco. Para ti, filho do meu coração, a escola é um lugar aborrecido onde só contam os intervalos. Arrastas os TPC e a vontade de aprender  também.
Nem sempre te acho simpático com os outros. Não usas máscaras e não estás para fretes. Falta-te muitas vezes um filtro e parece que ainda não interiorizaste as regras da sociedade.  Alheias-te do mundo demasiadas vezes e há momentos em que me preocupo com isso.
És o filho que mais me diz "amo-te", que mais mostra dependência de mim. Ainda olhas para mim com esse olhar de amor supremo e absoluto. Ficas triste quando o pai vai para fora mas passa logo porque sabes que dormirás comigo nessas noites. Dás-me beijos repenicados mas limpas a tua face quando alguém te dá um beijo. Andas sempre à procura de uma namorada, sempre. És um d.juan. Se vês alguém na televisão a dar um beijo, viras a cara. Se vês os teus pais a beijarem-se, tapas os olhos.
 Quando estamos os três na sala ou na cozinha, vens ter connosco e dizes sempre "chegou o mais bonito!". Sim, és o meu filho mais bonito mas és muito pouco fotogénico. Em 100 fotos, aproveita-se duas ou três! 
És chato também. Consegues repetir uma coisa n vezes, queres vencer-nos pelo cansaço. O teu irmão perde logo  a cabeça contigo quando entras nesses esquemas. Eu também. 
Andas doido pela bola e pelo Benfica. Gostas de cantar com o pai mas ficas envergonhado. És muito tímido, até com ele. Acho que tens medo de falhar. Detestas falhar ou perder. És inseguro, tu que tens tanta força dentro de ti; tu, que és, sem sombra de dúvidas, uma força da natureza. 

És um diamante em bruto. É preciso paciência e tempo para te lapidar. És constantemente uma fonte de surpresas. És por isso mesmo o amor da minha vida também. 

Comentários

Raquel Ribeiro disse…
Parabéns
Lindo,post!
Bjs
Mary QA disse…
Tão bom este post!
Parabéns!!!