Gaba-te cesta...

Uma das educadoras mais antigas da escola substitui durante dois meses a educadora do Pedro que esteve de baixa.
É uma mulher com muita experiência, creio ou quero crer, que lida com todas as salas, dos 3 aos 5 anos.
Hoje de manhã, do nada, chamou-me ao gabinete para me dizer que o Pedro é "brilhante", "uma mente muito criativa" cujos trabalhos livres desencadeavam os trabalhos coletivos. Disse-me que devíamos apostar na criatividade dele e deixá-lo crescer ainda mais.
Acabou ainda com um "no futuro, vai se lembrar da nossa conversa!".
Fiquei meio aparvalhada. Estou pouco acostumada aos elogios e não sei lidar com eles. Os elogios para os meus filhos também, pelos vistos.
Depois dessa conversa, fico a imaginar um futuro perfeito para ele, onde tudo lhe nasce das mãos (como ao pai, diga-se, mas em melhor* ainda). Mas também fico a pensar que não queria ouvir tais coisas porque de repente, a expetativa é alta e sabemos que isso é mau!

* Do filme "A Viagem de Arlo"

Comentários

carolina disse…
Os elogias são bons. Deves recebê-los e, ao mesmo tempo, saber desvalorizá-los no que diz respeito ao futuro! Aceita-os para o presente e não cries expetativas. Deixá-lo(s) crescer é também dar-lhes espaço de descoberta sem pressões, nem carreiras preditadas.
Digo eu que não percebo nada da poda...