Dos dentes

Os dois têm dentes ótimos, sem cáries mas...

O Tiago andava há 3 semanas com umas manchas pretas/castanhas muito escuras em várias dentes. Assustou-me porque alastraram em dias. A dentista disse para não me preocupar porque é apenas uma coisa chamada pigmentação negra fisiológica no dente pediátrico (ou linha preta). 

A pigmentação negra fisiológica no dente pediátrico é muito frequente nas crianças e desaparece com o crescimento em consequência da insuficiente maturação salivar nestas idades.
Na criança, esta imaturidade é fisiológica e, portanto, própria da idade. Entre os 6 e os 8 anos de idade, altura em que a maturação salivar já deverá estar concluída, este pigmento deixa de se formar. Infelizmente, até se atingir a maturação salivar nada há a fazer para se prevenir o seu aparecimento.
A limpeza remove facilmente este pigmento, sem causar dor e sem danificar os dentes.  O problema é apenas estético. Habitualmente são necessárias várias limpezas, já que este pigmento tem tendência a reaparecer pouco após a sua remoção.

Nunca tinha ouvido falar dessa...

Comentários

Isa disse…
Também não conhecia, mas ainda bem que é só um problema estético!! Enquanto não tiver os dentinhos definitivos vais fazendo as limpezas e depois isso acaba por desaparecer com a idade.
Beijinhos