Da música

A propósito do post anterior, lembrei-me de ouvir as músicas dos meus filhos. São três.  Uma para o Tiago e as duas outras para o Pedro. São músicas que nos ligam, de uma forma ou de outra.

A música do Tiago é A Pedra Filosofal
Ele tinha um, dois ou três meses, não me recordo. Estava sentada no sofá, a dar mama, a televisão estava ligada, o Manuel Freire aparece e canta a música, como, a meu ver, nunca tinha cantado. Assim, qualquer coisa de brutal. Aquele momento foi mágico, foi divino. O Tiago aninhado no meu regaço, eu com as hormonas todas loucas e aquela música a tocar...Mais do que suficiente para chorar baba e ranho. Ainda hoje, quando oiço a música, sinto a mesma coisa... Qualquer coisa entre esperança, felicidade e Amor, um aperto sempre no peito. E as lágrimas sempre no canto do olho...

As músicas do Pedro são O Balão do João e Você é linda.
Tinha o Pedro 3 meses quando foi internado. Quando cheguei ao HGO (ainda sem saber que ia ficar por lá, mas percebendo que o meu bebé não estava bem), estive na sala de espera onde os voluntários tocavam músicas para as crianças. Um jovem, com a viola na mão, aproximou-se de nós e com a voz mais bela e mais doce que eu alguma vez ouvira, cantou-nos essa música. Sinceramente, ainda hoje acho que ele cantou aquela música só para mim, para me acalmar. Chorei o tempo todo, agradecendo-lhe com um olhar que ele retribui. (e pronto, já choro outra vez)
O Caetano... Quando me disseram que o Pedro poderia eventualmente ter uma doença em que não chegaria aos 30 anos, eu atrofiei, como e óbvio. Até fazer os exames, para mim, o copo estava meio vazio. Na maioria das vezes, quando agarrava no meu filho, desatava a chorar. Num desses dias, não quis chorar e dancei com ele no meio da cozinha, cantando-lhe essa música ao ouvido (e claro que chorei), alterando a letra apenas para "Você é lindo". Passou a ser comum, desde então, dançarmos essa música, enquanto eu canto. Mas agora, não choro. Fico feliz assim...muito, muito, muito.

Atualmente, o Pedro adora a música dele - a do Caetano -  e pede "podes pôr a minha música a tocar?". O Tiago não acha muita piada a dele. 

Comentários

Raquel Ribeiro disse…
E um chorei ao ler-te!!!
Abraçar disse…
Cantávamos o Você é Linda no coro. É um música muito bonita e a Pedra Filosofal Também. Momentos felizes com música é a melhor coisa da vida, especialmente quando já passámos momentos menos bons.

Um beijinho
carolina disse…
a pedra filosofal faz-me lembrar o nosso estágio, a escola e os alunos. também me faz chorar sempre que a ouço.