Do dia 1

Pedro fez xixi nas cuecas (coisa que não acontecia há meses) e acharam por bem colocar-lhe uma fralda para dormir. Esteve muito choroso e sempre agarrado a sua Inês. Quando lhe perguntei o que tinha gostado menos neste dia, respondeu "não sei". Quando quis saber do que tinha gostado mais, disse-me "a escola"! Não se percebe (ou ele não percebeu, não sei!).

O Tiago disse que preferia a outra escola porque era mais pequena (passa de uma creche de 50 alunos para uma de 300) e porque tinha lá os amigos dele. Salientou que não conhecia os meninos e que não brincou com ninguém  Quando lhe disse que ele devia ir ter com os outros, respondeu-me que foi mas houve um menino que lhe disse "sai daqui!". Esteve sempre sozinho (a educadora confirmou-me isso). 
No final do dia, quando lhe perguntei do que mais tinha gostado  respondeu-me: "a nossa brincadeira na cama" e "não brincar com ninguém na escola" foi o que ele menos gostou.

Sei que isso é normal numa escola onde ele não conhece ninguém, mas como mãe galinha e piegas que sou, fico com o coração apertado, com um nó na garganta e com vontade de o abraçar e chorar. 
Amanhã, há de ser melhor!

Comentários

Anónimo disse…
Não é fácil, não! e nós mães adoravamos poder estar lá prós ajudar a atravessar a integração, mas não pode ser... é aqui que eles começam a crescer mais, infelizmente isto faz falta para lhes dar independencia... mas custa custa muito

um abraço

Mary QA disse…
Ai Tella, até a mim me apetece abraça-los e dar uma beijoca... até fiquei de lágrima no olho, que sufoco! (é parvo, eu sei, porque faz parte, e só lhes faz bem e tudo e tudo, mas... ai que dor!)
Gaivota disse…
Aqui em casa foi parecido. Nova escola (escola básica onde entrou para o JI) muito maior que a anterior e com meninos mais velhos e mais altos (ele é baixo, como sabes).

Não foi fácil, começaram a dar-lhe alcunhas e não queriam jogar à bola com ele. Pelos vistos, melhorou, mas a preocupação está cá.

Beijinhos
Nokas79 disse…
Espero que hoje já tenha corrido melhor.
Raquel Ribeiro disse…
vai devagarinho... amanhã é o 1º dia do meu no novo JI (no publico)!
custa! e coraçaõ de mãe sofre...
bjs