As perguntas do momento que não me largam...

Pré-escolar público? ( sobram-me alguns trocos na carteira mas fico sempre a pensar se o meu filhote estará bem entregue e sobretudo bem preparado)
Pré-escolar privado (onde tem estado até agora) e penso no assunto no próximo ano letivo?
Pré-escolar privado (na minha escola) e fico a contar todos os trocos que tenho?


Comentários

Mariah disse…
Pois... são decisões difíceis, mas como sabes isto do publico e privado, se as educadoras não são boas, vai dar ao mesmo (bem, se calhar há outros factores a ter em conta). Grande ajuda que eu sou :)ops, escrevi :)
Patrícia disse…
O Rodrigo foi para a pré-pública este ano. Eu estava em pânico, porque era uma grande mudança - amigos novos, escola nova, tudo novo!
É que não tinha ninguém que conhecesse para se "apoiar"!
Mas o moço é um valente e surpreendeu-me pela positiva! Adaptou-se muito bem!
Pesou bastante o facto de a mensalidade ser muito menos (só pago as senhas do almoço e o CAF-complemento de apoio familiar, ou seja, o prolongamento que é das 15.30h às 18.30h).
Pesou bastante o facto de ir para uma escola com apenas 2 salas de pré (leia-se, no fim do mundo e que vai fechar no próximo ano lectivo) e estar mais resguardado.
E fazer amigos novos que o irão acompanhar quando entrar para o 1.º ciclo.
E também para o "preparar" para as mudanças e coisas novas que surgem na vida dele.
No próximo ano lectivo, irá para o 1.º ciclo, para uma escola nova e talvez já encare a "coisa" com mais "à vontade".

A Carolina também poderia ir para a pré-pública, porque é a partir dos 3 anos, mas acho-a muito pequena e porque ainda precisa de dormir a sesta, o que não acontece na pública.
E porque na privada vai à praia quando chegar o verão, na pública não...
E porque na privada há mais tolerância quando estão doentes, na pública não...
E porque acho que na privada está mais protegida/resguardada/mimada, do que na pública...
Atenção que não estou a pôr em causa as educadoras dos dois locais, até porque pessoalmente não tenho razão de queixa...
E porque na sala do Rodrigo estão crianças dos 3 aos 6 anos, todas juntas, ainda que haja separação a nível de trabalhos, etc...
E porque acho que a Carolina, embora seja bastante desenrascada, ainda não tem a independência que é precisa na escola do Rodrigo...
E é isto!!!

Mas é uma decisão que só tu poderás tomar... é difícil...

Bjs
sofia disse…
Pois aí está uma decisão que só vocês podem tomar
A minha filhota não terá outra hipótese senão ir para a pré pública, porque não vale a pena ficar a sonhar com "aquele" colégio, que o dinheiro não dá para tudo...
E torçamos para que tenha sorte com os funcionários da escola e bola para a frente!
Boas decisões
bjs
Nokas79 disse…
O Bruno andou 4 anos na pré pública (só entrou aos 7 anos para o 1º ano). Infelizmente no 1º ano teve uma péssima educadora mas nos restantes teve uma excelente profissional e amiga.

Pessoalmente sou uma grande defensora do ensino público porque, da experiência que tenho tido, os profissionais que lá trabalham são excelentes. A escola não é das mais bens equipadas em termos materiais mas o trabalho pedagógico e afectivo desenvolvido é excelente. Está sempre envolvida em novos projectos, concursos a nível nacional, aproveitam os recursos da comunidade e sempre sem encargos extra para os pais. Financeiramente é uma benção nos dias de hoje...

O mais importante é que ele adorou a pré, está a adorar o 1º ciclo (porque é na mesma escola) e ansioso que a irmã vá para a pré - que a correr bem será já em setembro.

Trabalhei como educadora na vertente JI na mesma instituição em que o Bruno frequentava a creche. Por vezes foi difícil para ele partilhar-me com o meu grupo de crianças...
Tranças disse…
Ora aí está uma decisão lixada...

Boa decisão, só tu a podes fazer e de certeza que vai ser a melhor.

Beijocas
Catarina disse…
Estaria com o mesmo problema do que tu se estivesse em Portugal. Como sabes, saímos do país e o Tomás foi para uma pré-escola aqui na Bélgica, a adaptação foi muito boa, mas a educadora também ajudou. São fases difíceis, até para nós mães.

Bjs