e nestas férias, foi tudo por água abaixo

Sempre me preocupei com a alimentação do meu filho. Iogurte depois da refeição não pode ser porque o cálcio evita a absorção do ferro, cozer primeiro os legumes que demoram mais tempo e introduzir gradualmente os outros. Faço questão que seja sempre sopa, prato e fruta e doces, nem pensar, vá, uma bolacha Maria e nunca depois das 18h00. Sempre fiz questão em dizer que o meu filho nunca, mas nunca iria comer um gelado antes dos 2 anos nem ia comer porcarias...
A verdade é que eu já deveria ter idade para saber que nunca se diz nunca e que muito menos se enche a boca para dizer coisas que dizem respeito a terceiros, neste caso, ao Tiago.
No outro dia, um primo comprou um mini milk ao filho às 11h00. O meu ficou cego e quis. Tentei resistir mas o meu primo foi lá e comprou-lhe um. Eu própria ia fazer a mesma coisa porque o Tiago não largava o D. E assim, o meu filho comeu o seu primeiro gelado às 11h00 e chorou quando acabou! Dias depois, outros primos resolveram comprar aos filhos pipocas cheias de açúcar e colorantes. Eles não paravam de dar aquelas porcarias ao Tiago que comia como se não comesse há anos... E há a tia que faz bolos que "têm pouco acúcar" ou o" bolo que é caseiro" ou a bisavó que lhe dá só porcarias porque "o que é doce nunca amargou" ou porque "deixa estar o teu filho coitadinho a comer o que quer".
É difícil estar longe dos doces e afins, é difícil dizer que não porque é caca e faz doi-doi ao bebé. O bebé não percebe e quer comer precisamente aquilo.
Ficarmos longe do mundo parece-me ser uma solução mas duvido que consiga (e queira) fazê-lo. Temos de encontrar um meio termo mas parece-me que temos primeiro que educar os grandes e depois passar aos pequenos...

Comentários

mãe pimpolha disse…
Um gelado de leite não tem mal nenhum, o meu é que não gosta de coisas muito frias, mas não lho ia recusar.
Deixa-o comer um, não lhe vai fazer mal.
Beijocas
bicho ruim disse…
Já punhas aqui umas fotozitas, ó Tella!

Quanto aos doces e porcarias, eu comecei por avisar os adultos... até agora tem resultado, apesart de já me ter (quase) chateado com algumas pessoas...
Mary disse…
O truque da minha mãe (não que nós sejamos algum exemplo de elegancia, mas lá saúde temos!) era não haver porcarias nenhumas em casa, pelo que no dia a dia a coisa corria bem, estragando-se apenas nos fins de semana, férias e ocasioes especiais.
Pelo que vejo das minhas irmãs o mais velho é o que toma contacto com essas coisas mais tarde, os segundos e terceiros já tem os irmãos a comer pelo que o acesso é mais fácil...
Patrícia disse…
LOL!!!
Nunca ouviste dizer que os pais educam e os outros deseducam!!!
Mas fazes bem em conversar com os "adultos" e fazê-los ver que não podem dar "porcarias" constantemente.

Por aqui, até tenho a vantagem de o Rodrigo não gostar de chocolate!!!
Come bolachas e estrelitas!
As únicas "porcarias" que come, são aqueles caramelos de fruta, tipo sugos! No máximo 2 por dia, não mais!
Mas é uma "luta" difícil...

Bjs