Leitura 9/2024

 "Lições de Química " - Bonnie Garmus


A primeira pessoa a falar-nos desse livro foi a sua tradutora, Elsa T.S. Vieira. Fomos (as amigas do círculo e eu) ler. Eu só cheguei a ele agora, com muitos meses de atraso. 

Conta-nos a história de uma jovem química inteligentíssima que teve de desbravar caminhos para ser ouvida e respeitada no mundo das ciências, na década de 50/60 do século XX. 

O minha pofunda admiração por todas as mulheres que abriram caminho, que lutaram por todas nós, que sentiram na pele a discriminação de género, que não foram levadas a sério e que foram relegadas para funções meramente reprodutoras. O livro mostra-nos todos os obstáculos que a personagem teve de ultrapassar por ser mulher e é impossível ficar indiferente. Neste sentido, o livro é bom. 

Mas há coisas que não apreciei tanto, como a personagem principal, por exemplo. Não consegui gostar dela, nem da filha. O cão é uma personagem importante a partir de determinado momento, mas não achei lógico.  De repente, estamos a ler os pensamentos do cão e é-lhe dado muito importância. Desnecessário. O fim é previsível e inverosímil. Não gosto de desfechos irreias...

Somando isso tudo, dou-lhe um 3 e recomendo porque, sendo leve, levanta questões importantes. 

Comentários