Livro 7 - " Minha Sombria Vanessa" -

"Minha Sombria Vanessa" - Kate Elizabeth Russell

Andava já há algum tempo na minha lista de livros a ler. Tinha ido lá parar depois de ler a review de um amigo que lhe deu 5 estrelas no Goodreads. 

É a história da Vanessa, jovem adolescente de 15 anos, que tem um caso com o professor, de 50 anos. A autora intercala episódios no passado onde acompanhamos a história da jovem Vanessa, sob o jugo do poder psicológico do professor, e o presente, onde vemos uma mulher desequilibrada e traumatizada, mas que se recusa a assumir que foi vítima de abuso sexual. Paralelamente, há várias denúncias na comunicação social sobre casos de assédio do professor ao longo dos tempos. A forma como os casos de abuso foram silenciados e a forma como as vítimas são encardas nas redes sociais e pela comunicação social, 20 anos depois dos abusos, remetem para o movimento norte-americano #metoo. 

[Quando tinha 20 anos, escrevi uma carta a uma amiga (!) a falar-lhe do meu livro de verão: Lolita de Nabakov. Lembro-me de olhar para o pedófilo com uma certa pena, preso numa mente tortuosa com uma ninfeta que o provoca. O facto da vítima não ter direito à felicidade e à sua vida não me marcou tanto. Pelos menos, é o que me resta da leitura. Tinha 20 anos, os tempos eram outros e a minha cabeça, enfim, devia estar pouco estruturada. Um dia, hei de relê-lo para ver se tenho ainda a mesma ideia, mas duvido muito. Neste livro, "Minha Sombria Vanessa", há muitas referências a este livro. ]

 As dinâmicas psicológicas são fortes e a escrita prende-nos. Teria dado 5 estrelas se não tivesse lido o "Consentimento" que aborda a pedofilia e os jogos psicológicos entre o abusador e a criança de uma forma muito intimista e dolorosa. Dei-lhe 4 estrelas.

[Este livro marcar-me-á também porque foi o que li ao lado da cama da minha amiga, que estava a partir.]


 

Comentários

Mary QA disse…
ui, esses livros lidos nas cabeceiras da cama... não os esquecemos mesmo.
Um abraço, Tella, do fundo do coração.