Escolhas

O meu mais velho anda stressado com a escolha que terá de fazer no próximo ano letivo.
Sempre quis ir para Ciências, mas a nota do 1°período na disciplina de CN foi baixa (3). Diz ele, e com alguma razão, que se está com dificuldades em chegar ao nível 4 no 9°ano, seria ainda mais difícil ter um 13 ou 14 no secundário. A dificuldade dos testes e da matéria fez com que olhasse para a área de Economia com outros olhos. A par de CN, também gosta muito da disciplina de História e em Economia, poderia ter essa opção...
Está a fazer os psicotécnicos da escola. Hoje teve uma entrevista com a psicóloga, mas saiu de lá ainda mais confuso. Os testes - e isso vale o que vale - apontam para Ciências, mas ele só quer que lhe adiante 200 euros para investir na bolsa. Anda a seguir os mercados, a ler sobre o tema e a achar que pode duplicar os 200 euros numa semana. (Não tarda nada, vota IL...)
Não há um dia em que não mostre uma certa ansiedade quanto ao futuro e quanto às escolhas. Já lhe disse que nada é definitivo e que nada determina o seu futuro, sobretudo aos 14 anos, mas ele não consegue ainda ver que há várias estradas de vários sentidos nas nossas vidas. 
Enquanto isso, ouvimos as suas queixas, dúvidas e incertezas, tentando mostrar -lhe que o que realmente interessa é querer aprender seja o que for.

Comentários