Do Natal (para reler no próximo Natal )

1) Trocámos prendas pela primeira vez. Depois do ataque de choro do meu mais velho o ano passado, que nunca recebia prendas no Natal, percebi que tinha sido demasiado radical.
Como recebem mesada e têm de gerir o seu dinheiro, também eles ofereceram prendas aos pais e avós.
Recebi dos meus filhos uma massagem marcada num SPA e o último livro da Ana Margarida de Carvalho. 
O Tiago ofereceu uma garrafa de vinho tinto ao pai cá de casa. Levei-os à garrafeira onde vou de vezes em quando e eles ficaram pasmados com o valor de certos vinhos. O Tiago sugeriu "Pêra Manca" mas quando viu o preço, desatou a rir. "Só trouxe 25 euros!". O Pedro, mais modesto, foi ao chinês comprar uma moldura e imprimi uma foto deles os dois.
Ambos compraram uma caixa de chocolates para o avô com uma foto deles os dois e a avó recebeu um colar (bem piroso).
Receberam apenas uma prenda cada: a PS4, com 3 comandos e o Fifa 2020. 
Estavam no entanto mais felizes por oferecer do que em receber aquilo que mais desejavam. O meu Pedro até se emocionou com a avó e comigo, coisa raríssima. 
Dou o braço a torcer. O Natal com prendas não é menos Natal como achava que seria e nunca foram o centro da noite. A troca de prendas foi apenas um momento bom entre muitos.

2) O Natal na aldeia é bom por vários motivos mas sobretudo porque vamos recebendo visitas ao longo da tarde do dia 24 a quem servimos vinho do Porto e doces. Desejar as Boas Festas é uma coisa que se leva a sério. As visitas trazem também "prendas" : broa acabada de cozer, arroz-doce, sonhos, filhós, couves, nozes, etc. Acho verdadeiramente deliciosa essa partilha.

Comentários

carolina disse…
muito fixe! estou mesmo a ver a cara do Tiago, com os seus 25€...
A TItica disse…
Lá em casa este ano resolvi que se abria as prendas, que são só para o filhote, no dia 25 de Dezembro de manha, era assim na casa dos meus pais e voltou a ser na nossa!

Por isso o jantar de dia 24 foi super tranquilo, conversamos até tarde e foi cheio de bons momentos!!
A TItica disse…
Desculpa, falei da minha casa e nem te dei os parabéns pela excelente iniciativa, dos filhotes gerirem o orçamento para as prendas, e é maravilhoso saber que se emocionam a ver a gratidão dos outros ao receber!