La rentrée - Tiago

Gostei da professora do Tiago. É uma mulher do Norte, despachada como só elas sabem ser! Tem uma pronúncia linda, que lhe dá um encanto. é professora há 25 anos no CM. Tem experiência. Está sempre a fazer formações e gosto de ler coisas sobre a educação! Uma das primeira coisas que nos disse deixou-me contente: "sou contra os TPC. Eles nunca terão!". Avisou alguns pais, do jeito dela, que vão ouvir pais a dizer que os filhos levam 5 fichas para fazer num fim de semana. Não se preocupem que os vossos não vão ser prejudicados, pelo contrário." Tornei-me logo fã dela. 
Falou das diferenças entre os putos. Avisou-nos também que teria alunos a ler em dezembro, outros só na Páscoa e outros em maio. Não deveríamos stressar porque ia respeitar os ritmos de cada um. Explicou que o mecanismo da leitura não é, nem pode ser compreendido por todos ao mesmo tempo. Mais um ponto para ela. 
Falou da pedagogia utilizada na escola, mas que ela usava a pedagogia do bom senso que consistia em utilizar os pontos positivos das correntes que gostava e com as quais se identificava. Gosto da pedagogia do bom senso. 

Primeiro dia de aulas
Acordou a chorar, a dizer que não queria ir para a escola. Durou uns bons 15 minutos (que nervos senhores!). Chegámos. Entrámos e fomos os quatro para a sala. Apertava a minha mão com força. Sentou-se num sítio qualquer. A sala estava cheia de pais. O amigo dele chamou-o para junto dele. Foi e ficou feliz. Despedi-me dele. Deu-me um abraço grande e um beijo na boca com muita força. Estava com as lágrimas nos olhos.  Disse-lhe ao ouvido "és grande filho, dentro de ti". O meu rapaz é muito sensível, muito chorão. Aguentou. Foi forte e não chorou. Estou orgulhosa dele. Olhámos profundamente um para o outro e deixei-o. Os pais foram convidados a sair. Dissemos adeus e pronto.

1º intervalo - 10h30
Sou uma sortuda: uma das portas do meu gabinete dá para o recreio da primária. Ele saiu. Sentou-se no muro e bebeu o seu iogurte. Viu-me e foi pedir à professora se podia dar um abraço à mãe. À minha colega, não se fez luz e explicou-lhe que agora não podia. Só o vejo a acenar para mim e a professora percebeu e claro, deixou-o ir. Abracei-o e ele disse-me que estava bem. E estava. Ainda não tinha aberto o estojo*. 

Há pouco, vi-o a passar à frente da porta com os amigos. Estava tão bem e feliz que nem se lembrou de espreitar pela porta! Que bom! 

* Ontem, deixei um bilhete no estojo dele: um coração e assinei com um MAMÃ. 


Comentários

Mariah disse…
Olha pronto, fiquei de lágrima no olho. E também fiquei fã dessa professora, disse as coisas certas e aquelas que nós mães gostamos de ouvir. Beijo grande
Olha o teu Tiago faz-me lembrar o meu Simão!